Avanço tecnológico no Brasil: tudo o que você precisa saber

Avanço tecnológico no Brasil

Com o passar dos anos, a humanidade desenvolveu novas ferramentas para auxiliar e facilitar as relações sociais, corporativas, cotidianas, etc. Novas formas de utilizar dispositivos móveis, por exemplo, surgem dia após dia.

Dessa forma, o avanço tecnológico no Brasil apresentou mudanças expressivas na nossa sociedade, e essas mudanças tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos.

O que é o avanço tecnológico?

Falar sobre o avanço tecnológico no Brasil é, consequentemente, falar sobre o ser humano em sua essência. Enquanto seres capazes de desenvolver ferramentas facilitadoras, nós estamos sempre buscando novas formas de utilizar essa capacidade intelectual a nosso favor. Desde os primórdios esse ímpetuo é visto. Nesse caso, a descoberta do fogo é um bom exemplo.

A tecnologia no Brasil, em específico, é muito marcada por tentativas de atingir a prória população nacional, uma vez que gigantes de exportação tecnológica, como a China e os Estados Unidos, são dominantes no mercado. Ainda assim, o avanço tecnológico no Brasil é visto por meio dos investimentos nas indústrias e pesquisas nacionais.

Quais foram os avanços tecnológicos no Brasil?

Como citamos anteriormente, embora o Brasil não seja referência no que diz respeito à tecnologia, nós estamos sempre produzindo tecnologia local e investindo em pesquisas que incentivem tal mercado. Portanto, compilamos abaixo alguns dentre os principais avanços tecnológicos no Brasil e o seu impacto para o país. Confira!

Documentos digitais

A autenticação e validação formal dos documentos digitais é, certamente, um grande avanço tecnológico no Brasil. Essa nova forma de apresentar a documentação facilitou a vida de milhares de brasileiros, além de agilizar e otimizar os processes de checagem e validação identitária.

Uso do pix

A nova forma de depositar e receber dinheiro revolucionou o mercado financeiro. A proposta de ser uma transferência rápida, prática e segura ganhou o público nacional e é usado no cotidiano por muitas pessoas. O pix veio contra a supremacia de bancos brasileiros que sobretaxam seus clientes por transferências bancárias.

Aparelhos conectados

Celulares já não são os únicos dispositivos que podemos chamar de smart. Geladeiras, lâmpadas e até mesmo máquinas de lava já estão integradas aos sistemas de wi-fi e podem ser recursos de pesquisa e responder a controles de voz. A alexa, famoso dispositivo por controle de voz da amazon, é um grande destaque no contexto de aparelhos conectados.

Aplicativos facilitadores

Depois do impacto social e econômico que aplicativos como Uber, Ifood e Spotify tiveram, os aplicativos passaram a ser as principais plataformas para consumo de diferentes produtos, de músicas a delivery de comida. O avanço tecnológico no Brasil também é refletido no alto número de downloads que esses aplicativos registram em terras brasileiras.

Quais são as principais tecnologias no Brasil?

Falar sobre tecnologia e seus avanços é também entender que existem diferentes tipos de tecnologia e que cada uma evolui em um tempo diferente devido ao custo de investimento, retorno financeiro, dificuldade de instalação, etc. Nesse sentido, também é importante ilustrar algumas dentre as principais tecnologias:

  • Blockchain (banco de dados digital);
  • Inteligência artificial;
  • Realidade aumentada (games, imersões, etc);
  • Internet das coisas (ex: aparelhos conectados);
  • Robótica;
  • Impressão 3D.

Avanço tecnológico no Brasil

Cada tecnologia acima possui uma aplicabilidade diferente na nossa sociedade e é explorada a sua maneira, sempre pensadas para melhorar e agilizar processos, seja por meio de imagens, vídeos ou dispositivos fixos.

Algumas estão mais presentes no nosso dia a dia, como o blockchain, enquanto outras podem estar mais tistantes, como a impressão 3D. Ainda assim, existem outras tecnologias que também se destacam no contexto em que vivemos, como as ferramentas de edição de vídeo e totens de autoatendimento.

Assim como nossos instintos constantes de descobrir e criar coisas novas, o avanço tecnológico no Brasil e no mundo não vai parar. Temos sempre de usar nossas invenções de forma consciente e otimizada, sem consequências negativas ou materialização das distopias cinematográficas do nosso futuro.