Como editar reels do Instagram: 5 dicas incríveis para vídeos

meninas mostrando como editar reels do instagram

Todo mundo que utiliza redes sociais deseja sempre ter mais engajamento e visualizações do conteúdo que produz. E isso se intensifica ainda mais quando estamos falando de influenciadores digitais, que trabalham com isso diariamente. Pensando nisso, como editar reels do Instagram de uma maneira que os vídeos sejam mais assistidos?

É justamente elaborando estratégias eficientes e comprovadas que os números acabam subindo, tornando o conteúdo mais reproduzido pelo público e, consequentemente, mais rentável financeiramente.  Dessa forma, saber como editar reels é uma das maneiras mais simples de fazer isso.

Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto e coloque em prática as dicas que encontrar por aqui.

O que são os reels do Instagram?

Os reels dessa rede social são uma das funções disponíveis aos usuários para desenvolver conteúdo. Assim, o Instagram permite criar e editar vídeos curtos de até um minuto de duração, colocando-se como um concorrente direto do TikTok, famoso aplicativo de vídeos com a mesma finalidade.

Diante do sucesso do recurso ao longo do tempo, a rede social decidiu expandir as funcionalidades e as possibilidades de compartilhamento, lançado oficialmente em 2020. No início, os vídeos podiam ter no máximo 15 segundos, tempo que foi aumentado após alguns meses do lançamento.

Assim, qualquer usuário de aparelhos Android ou iPhone pode baixar o aplicativo e utilizar a funcionalidade, sendo possível editar trechos, inserir textos, adicionar áudios, músicas e efeitos ao clipe, que pode ser compartilhado diretamente nos stories ou no feed do perfil.

Dentro do reels, é possível aproveitar diversas funcionalidades disponíveis, como o Remix, que pode ser usado para fazer duetos, imitar cenas e criar novas versões de vídeos já existentes, ou os filtros da galeria do Instagram para produzir diferentes efeitos visuais.

Já a função voice-over permite incluir áudios sobre os vídeos e viabiliza a inserção de narrações bem-humoradas e sarcásticas, aumentando assim o leque de possibilidades dentro da rede social.

No momento, não é possível monetizar vídeos feitos pelo reels, mas a equipe do Instagram já trabalha na implementação de um sistema assim. Enquanto essa novidade não chega, os criadores de conteúdo têm usado parcerias e patrocínios com marcas como estratégia de monetização.

Como editar reels do Instagram?

Saber como editar reels do Instagram é um passo importante para aumentar seu engajamento e conhecimento na rede social. Com um vídeo bem editado e com recursos interessantes, você com certeza vai atrair mais seguidores para o seu perfil.

Veja a seguir algumas dicas essenciais para se dar bem nesta plataforma com suas criações.

1. Utilize aplicativos externos e confiáveis

Na própria rede social é possível editar seu vídeo, mas você vai encontrar recursos mais limitados na hora de fazer isso, seja pela falta de funcionalidades oferecidas pelo Instagram ou por possíveis “bugs” que podem acontecer, como a falta de sincronização do áudio com a imagem.

Para ter mais controle sobre a edição de vídeo, você pode recorrer a aplicativos externos, como o InShot ou o CapCut, disponíveis em aparelhos Android ou iPhone (iOS). Assim, você terá uma gama maior de recursos como efeitos, transições, filtros e adição de legendas para incrementar seus vídeos.

Lembrando que ambos os apps são gratuitos para qualquer pessoa que deseja utilizá-los.

2. Use a ferramenta de alinhamento do reels

Sabendo como editar reels do Instagram, você terá um engajamento muito maior nas suas criações. E uma delas é entender a ferramenta de alinhamento que a rede social oferece.

Esta ferramenta é fundamental para evitar que os trechos dos seus vídeos fiquem desalinhados e, desta forma, comprometam o dinamismo das transições. Para acessar o recurso, basta tocar no ícone de dois quadros, no canto esquerdo do editor.

Ao selecionar o botão, você verá o vídeo anterior sobreposto na tela. Assim, é possível orientar a gravação seguinte a partir do material pré-concebido.

3. Aproveite o recurso de velocidade do reels

Se quiser, pode aproveitar também outra funcionalidade nativa da plataforma, que é o editor de velocidade do reels. O recurso permite que o usuário aumente ou diminua a velocidade do vídeo e, sem bem explorado, pode ajudar a criar efeitos de time lapse ou de câmera lenta.

Vale ressaltar que a forma que você utiliza o recurso poderá modificar a música que será reproduzida, pois ela pode ficar mais lenta ou mais rápida, dependendo de suas escolhas.

4. Abuse das transições

Se você quer deixar seus vídeos mais dinâmicos, então deve utilizar com mais frequência as transições que ficam disponíveis na plataforma. Para isso, é preciso identificar o momento ideal de fazer o corte na imagem anterior antes de passar para a próxima.

Além disso, é possível recorrer a aplicativos externos para aplicar transições com efeitos visuais e deixar seus vídeos bem mais atrativos.

Se quiser demarcar momentos diferentes dentro da mesma criação, você pode utilizar um estalar de dedos, bater palmas, ou até mesmo cobrir a câmera no momento exato. Isso com certeza deixará seu vídeo bem mais criativo e atraente para o público.

5. Utilize o layout do reels para fazer montagens

Caso queira que a produção conte com montagens, como a inclusão de múltiplos trechos de vídeos, o usuário pode usar o recurso layout, que se encontra nativamente na plataforma.

Se você pretende criar conteúdos no estilo “antes e depois” ou mesmo produções mais elaboradas, em que duas cenas diferentes ocorrem simultaneamente, pode usar esse recurso para tornar seu vídeo mais dinâmico e viralizar no Instagram.

Agora que aprendeu como editar reels, que tal começar a aprimorar suas criações?