Desenvolvimento tecnológico: o que é?

Desenvolvimento tecnologico

Se tratando da segunda metade do século XXI, é impossível não estar conectado com o desenvolvimento tecnológicode alguma forma. A revolução provocada pela internet é vista nas mais diversas esferas da sociedade: do ensino ao mercado de trabalho, do estilo de vida ao entretenimento.

Dessa forma, é importante que estejamos atentos às necessidades e adaptações que a tecnologia vem colocando como régua. Não estar por dentro das questões ligadas à tecnologia é um ponto negativo que vai contra as vantagens propostas pelo desenvolvimento tecnológico, conceito que abordaremos mais a fundo neste artigo.

O que é desenvolvimento tecnológico?

O desenvolvimento tecnológico diz respeito a todas as ações tomadas a fim de implementar a tecnologia para aperfeiçoamento. Para isso, são usadas as mais diversas ferramentas, como uso de computadores, softwares, inteligência artificial, mecanismos digitais, etc.

Desenvolvimento tecnologico

Tudo isso contribui positivamente para os processos de uma instituição e, logo, é parte do desenvolvimento tecnológico. Os resultados obtidos por meio do desenvolvimento tecnológico também variam, podendo ser produtos – físicos ou digitais -, e-books, serviços e processos em geral. O foco de todos é, sempre, o aperfeiçoamento.

Qual a importância do desenvolvimento tecnológico?

Ainda que muito útil para o lucro e agilidade dos processos de capitalização nas empresas, o desenvolvimento tecnológico ainda gera algumas dúvidas. Separamos abaixo alguns tópicos que fazem desse processo um método essencial para quem quer se inteirar ainda mais das mudanças sociais e econômicas no mundo.

Agilidade dos processos

Aplicativos e redes sociais são apenas a ponta do iceberg quando o assunto é a aceleração de processos por meio do desenvolvimento tecnológico. Esse conceito se aplica em registros de ponto nas empresas, rastreamento de compras online, eletrodomésticos inteligentes (alexa, por exemplo), carros, etc. As aplicações práticas são inúmeras, e, ainda assim, todas elas ficaram mais rápidas e ágeis.

Segurança

A criptografia consiste na criação de um código único e exclusivo feito para uma transação digital. Dessa forma, é possível rastrear, monitorar, checar e consultar tudo relacionado àquele conteúdo criptografado, seja uma compra, uma mensagem no Whatsapp ou um simples e-mail. Tudo isso garante mais segurança para os usuários no contexto digital.

Praticidade

O desenvolvimento tecnológico também trouxe praticidade para a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Um exemplo claro e, já citado anteriormente, são os aplicativos. Essas plataformas funcionam como um intermédio entre o usuário e uma centena de serviços, que vão desde a comida (Ifood, por exemplo) até a música (Spotify, por exemplo).

Essa praticidade é reflexo do desenvolvimento tecnológico aplicado em diferentes contextos. Em apenas alguns cliques um carro pode estar te esperando para levar para o trabalho ou em questão de minutos o seu almoço do dia pode passar pela porta embalado. Tudo isso facilita os processos e os fazem, é claro, mais práticos.

Como entender mais sobre desenvolvimento tecnológico?

Para entender mais sobre o desenvolvimento tecnológico e saber como aplicá-lo da melhor forma em sua empresa, investimento, residência, etc, conte com empresas que entendem do assunto. Para isso, desenvolvedoras de software são boas para ensinar sobre tecnologia. Muitas possuem seus próprios centros de ensino e fazem do ofício uma boa fonte de informações.

Além dos cursos, a imersão em ambientes com softwares e recursos digitais já é uma boa forma de entender sobre o desenvolvimento tecnológico. Para fazer essas observações e encontrar tais lugares, basta ter um olhar atento. Entenda quais ferramentas no seu dia a dia funcionam por meio de tecnologia e como elas foram implementadas no local.

Esse exercício fará com que você entenda o quão imerso nós já estamos no contexto de avanço tecnológico no Brasil. Utilizando uma premissa clichê, mas, quando se fala sobre desenvolvimento, precisamos insistir que o futuro é agora.