KPIs de Vídeo: quais acompanhar?

KPIs de Vídeo

Os vídeos dentro de uma estratégia de marketing digital estão cada vez mais importantes. Logo, saber quais KPIs de Vídeo acompanhar é importante para saber o que melhorar.

Mas, antes de sabermos quais KPIs de vídeo acompanhar, é preciso saber o que são KPIs, o porquê da sua importância e, nessa altura, mostrar quais são as mais importantes, então se você se interessou, continuo ligado para saber mais!

O que são KPIs?

KPIs de Vídeo

No marketing, existem muitos dados que precisam ser acompanhados, mensurados com certa frequência. Esses dados são chamados métricas.

As KPIs do inglês “key performance indicators” e, traduzindo para o nosso idioma fica “indicadores-chave de desempenho” não são definidas como métricas logo de cara, mas uma métrica que pode se tornar um KPI. Logo, os KPIs são uma forma de mensurar o sucesso ou a falha de uma ação e são bem úteis, porque podem ser mensurados com facilidade.

Existem várias métricas importantes que podem virar um KPI como CPC (Custo por Clique), CTR (Taxa por Clique), entre outras que variam conforme a estratégia e campanha do negócio.

O que são KPIs de vídeo?

Assim como é importante ficar atento em diversas estratégias ou campanhas do seu negócio, os vídeos também possuem métricas importantes que podem se tornar KPIs.

Com as KPIs de vídeo você consegue descobrir as decisões que produziram mais resultados e permitem avaliar o desempenho dos vídeos produzidos, seja para o TikTok, Reels do Instagram ou no YouTube.

Então, diante desse cenário de crescimento e os vídeos apontando como uma das tendências do marketing digital em 2022, é importante saber quais KPIs de vídeo acompanhar, correto? Então, agora vejamos quais são as mais importantes.

Quais KPIs de vídeo são importantes?

Existem diversas métricas disponíveis para serem avaliadas nas redes sociais, mas saiba que nem todas elas precisam se tornar um KPI. Então, para te ajudar, vamos mostrar em quais você deve ficar de olho.

Minutos Assistidos

Acompanhar quanto tempo o usuário assistiu ao seu vídeo é muito importante, principalmente quando se trata de anúncios do YouTube. Então, essa métrica com certeza deve ser acompanhada com frequência, pois nem sempre o usuário assiste até o final do vídeo. Quando se trata de anúncios então… Assim que dá os 10 segundos ele já clica em pular anúncio.

CPV (Custo por Visualização)

Ligado aos anúncios dos vídeos do YouTube está o CPV ou Custo por Visualização. Ela indica o quanto você está pagando pela visualização dos seus vídeos patrocinados.

Contudo, a maioria das plataformas costuma considerar somente a partir dos 30 segundos. Então, um exemplo prático: a sua empresa publica um anúncio em vídeo no YouTube e esse anúncio possui 40 segundos de duração, se usuário assistir menos você não terá custo, mas se ele resolver continuar, você terá um custo.

Taxa de visualização

Essa métrica é bem visível no YouTube e uma das mais importantes, pois mostra o número de pessoas que se impactaram pelo conteúdo produzido. E se engajaram deixando o like ou comentando, é melhor ainda, pois mostra o quão importante é o conteúdo.

Share of Voice

Aqui é hora de olhar para os concorrentes. A métrica Share of Voice analisa quanto seu conteúdo conseguiu atrair o público em determinada porção do mercado, ou seja, se seu concorrente possui 20.000 visualizações no vídeo e você atraiu mais pessoas que ele, você teve sucesso na campanha.

Engajamento

Como apontado na taxa de visualização, se o usuário engajar com seu vídeo significa que você conseguiu impactá-lo. Além de curtir e comentar, o mais importante é que ele compartilhe o vídeo com outras pessoas.

Inscrições (no YouTube)

O número de inscritos no canal do YouTube também é muito importante. São os usuários inscritos que recebem as notificações de vídeos novos no canal, além de permitir que você saiba alguns dados sobre seu público como faixa etária, gênero, região.

Em posse desses dados você consegue criar conteúdos mais personalizados para esses dados, e atrairá um público maior.

Portanto, essas são as 6 principais KPIs de vídeo que devem ser acompanhadas com sucesso. Você já acompanha alguma? Se sim, deixe seu comentário e compartilhe com quem precisa ler esse post.