Pular para o conteúdo

Como escolher um monitor de qualidade?

monitor de qualidade

Na hora de adquirir um monitor de qualidade, seja para jogar ou trabalhar, é comum ter dúvidas em relação às especificações, como o tipo de painel ou se taxas de atualização mais altas realmente fazem diferença.

Ter um bom monitor para o seu computador ou notebook faz toda a diferença na experiência de trabalhos, estudos, jogos ou edições. Mas, afinal, qual monitor comprar? Para saber como fazer a melhor escolha, é preciso entender suas prioridades e seus objetivos.

Por isso, separamos dicas para que você entenda quais características são importantes considerar na hora de escolher um monitor de qualidade que melhor atenda às suas necessidades!

Como escolher um monitor de qualidade?

A primeira questão a se levar em consideração na escolha do monitor é qual será o tipo de uso do mesmo, por exemplo, um monitor de qualidade para games tem especificações um pouco diferentes de um monitor para trabalhos com edição de vídeos e imagens, como a abrangência e fidelidade de cores. Para comprar um monitor gamer, as especificações mais importantes a serem analisadas são o tempo de resposta e a taxa de atualização.

Os dois têm grande influência na jogabilidade, podendo ser a diferença entre a vitória ou a derrota em um jogo de grande movimento, por exemplo. Depois disso, os fatores de compatibilidade com seus jogos favoritos são essenciais, tal como a compatibilidade com o videogame possuído.

Para pessoas criativas, é interessante uma tela com uma alta gama de cores e qualidade superior de imagem. Já para os gamers, é um bom diferencial ter um monitor de qualidade com altas taxas de atualização e um baixo tempo de resposta, para garantir uma gameplay mais satisfatória e fluida.

Monitor de qualidade para trabalho e home office

Considerando que o momento de trabalho exige horas na frente do computador, ao fazer a escolha do monitor de qualidade  com o objetivo de otimizar a experiência do home office, é essencial considerar o conforto visual, optando por opções com tecnologia de redução de luz azul e evitando o cansaço visual.

Sem contar com a ergonomia que permita ajustes, já que pessoas que trabalham sentadas sofrem mais riscos à saúde, e ajustar o monitor corretamente é preferível para prevenir dores nas costas.

Tamanho da tela

Outro ponto bastante importante na hora de escolher um monitor de qualidade é o tamanho da tela. Nessa questão também devemos levar em consideração o local onde o monitor será colocado, pois para assegurar a saúde da visão é necessário manter uma distância mínima, que varia de acordo com a dimensão do produto.

Com diversas opções no mercado, é interessante adquirir um monitor que proporcione uma utilização confortável e satisfatória, seja usando uma tela plana, ou uma tela curva para maior imersão nos jogos, permitindo um bom campo de visão para o usuário.

Formato do monitor

O formato do monitor de qualidade também é algo bem importante para aumentar sua produtividade.

O formato widescreen é o monitor mais comum, indicado para trabalho e estudo, o mais utilizado e, geralmente, atende às necessidades de quase todos os usuários, com 16:9, sendo este o que possibilita a exibição da resolução Full HD ou maior, sem distorção do conteúdo.

Agora, para quem adora games ou quer editar vídeos e precisa trabalhar com mais de um programa ao mesmo tempo, a tecnologia ultrawide tem ganhado certa popularidade. Esse é o caso das telas recentes com proporção 21:9. Bem mais largas que o formato convencional, elas são ideais para alguns tipos de aplicações e jogos específicos.

Resolução

Embora seja um item pouco analisado, a resolução do seu monitor de qualidade é essencial se você planeja trabalhar com fotos e vídeos, se aventurar nos games ou até mesmo assistir a seus programas favoritos.

A resolução de um monitor determina a proporção de pixels na vertical e na horizontal. A característica é batizada com algumas siglas conhecidas, tais como HD, Full HD e QHD. Você pode conhecer também como 720p, 1080p, 4K, 8K e assim por diante. Nesse quesito, quanto maior a resolução, maior tende a ser o monitor.

Tempo de resposta

O tempo de resposta também está ligado à qualidade de imagem entregue pela tela do monitor de qualidade, pois durante a transmissão de uma imagem, a sequência de cores é alterada constantemente. A velocidade em que a imagem altera o cinza, por exemplo, para o cinza novamente, é o tempo de resposta.

Quanto menor o seu tempo, com melhor definição, clareza e suavidade a imagem aparece na tela. Com um menor tempo de resposta, também é possível evitar o chamado “ghosting” (efeito fantasma), em que é possível observar um rastro na movimentação do que está sendo exibido no monitor.

Conectores

O tipo de conexão de um monitor de qualidade é outro aspecto importante a ser analisado. Os modelos mais atuais costumam vir com as saídas HDMI, DVI e DisplayPort.

O padrão mais popular e com melhor custo-benefício é o DVI. Assim como o HDMI, o DVI transporta os dados da imagem da placa de vídeo para o monitor de maneira digital, evitando perda de qualidade, diferentemente do padrão VGA, onde é necessária a conversão do sinal digital para o analógico.

Funcionalidades

Existem recursos específicos que podem ser encontrados em vários modelos de monitores. Como o Flicker Free, que evita uma cintilação constante na tela que pode prejudicar a visão, ou o Low Blue Light, que diminui a emissão de luz azul, proporcionando uma leitura mais confortável e menor desgaste da vista.

Há também tecnologias como o FreeSync, recurso que melhora a sincronização dos quadros entre a placa de vídeo e o monitor, evitando a famosa “quebra de quadros”, no qual é possível observar frames cortados na exibição de movimentos na tela.

Outra funcionalidade que é interessante ser considerada é a abrangência e quantidade de cores que o produto oferece. É bom observar se ele tem boa abrangência de cores em Adobe RGB, SRGB, DCIP3, entre outros, que irão influenciar principalmente em trabalhos criativos, como edição de vídeos ou imagens.

Taxa de atualização

A taxa de atualização do monitor é a velocidade na qual as imagens mostradas são atualizadas. Quanto mais rápida essa velocidade, mais quadros por segundo podem ser exibidos e mais fluida será a reprodução do que está sendo visualizado. O número de alterações por segundo é medido em hertz (Hz).

Uma velocidade de atualização satisfatória depende muito da plataforma onde está sendo reproduzido o vídeo ou jogo. Enquanto a maioria dos cinemas exibe imagens com 24 Hz, um monitor básico nos dias atuais roda em uma média de 60 Hz, com monitores gamers podendo chegar a até 360 Hz.

 

Fonte: https://convexnet.com.br/como-escolher-um-bom-monitor/