A comunicação visual se tornou um dos assuntos mais importantes dentro das empresas, isso porque as pessoas estão cada dia mais preocupadas em também absorver conteúdos que saiam dos formatos tradicionais já vistos com frequência. Esses formatos tradicionais, na maioria das vezes, são os textos publicados em sites e até mesmo nas redes sociais, que por mais que tragam ótimos resultados para a empresa e para os usuários, precisam ser melhorados.
Isso porque as pessoas estão cada vez mais atentas à questão visual das marcas, ou seja, na maneira como elas constroem suas identidades e como elas comunicam suas propostas e desejos através de elementos visuais. Vivemos em um mundo onde tudo que fazemos comunica algo, desde o que falamos até mesmo a maneira como nos vestimos e agimos em meio a outras pessoas, e dentro do meio empresarial não seria diferente.
Por isso, muitos negócios, além de contar com uma boa rede wireless para empresas, também estão à procura de maneiras diferentes para comunicar suas mensagens através do visual da marca. A comunicação visual é um conceito que se baseia na construção de elementos e aplicação de estratégias que ajudam uma pessoa ou uma empresa a comunicar o que deseja sem que seja necessário usar palavras para tal.
Um exemplo simples disso são as cores, cada cor desperta um sentimento diferente nas pessoas, e mesmo sem uma palavra sequer, as pessoas entendem a mensagem que cada cor passa através de sua tonalidade. O branco que transmite paz, o vermelho que transmite amor, o verde a esperança e por aí vai. A comunicação visual é uma maneira de ajudar as empresas a reforçarem a mensagem que já passam através de suas palavras, com a intenção de reformá-las.
A comunicação visual é essencial para todo e qualquer tipo de negócio. Entretanto, muitos ainda não entendem a necessidade da construção de uma comunicação visual, a sua importância no mercado e nem como colocar isso em prática, o que é normal, visto que se trata de um conceito ainda novo no mercado.
O que é comunicação visual?
Conforme mencionado, comunicação visual corresponde ao conjunto de elementos que trabalham o sentido da visão. Assim, é possível passar uma mensagem, que pode ser informação, entretenimento, propaganda, etc. O mais importante é saber usar isso estrategicamente.
Afinal, apenas um elemento visual pode transmitir uma ideia sem necessariamente o apoio da linguagem sonora ou escrita. Por um lado, isso simplifica uma mensagem e aumenta as chances dela ser compreendida por pessoas que até não falam o mesmo idioma que você.
Entretanto, naturalmente, a comunicação visual também é sujeita a diferentes interpretações. Isso varia de acordo com o contexto sociocultural e econômico de cada um. Por isso é tão importante pensar cautelosamente na mensagem que se deseja transmitir e na maneira como isso deve ocorrer.
Lembre-se que quando a comunicação visual é desenvolvida para empresas, a reputação dela está em jogo. Além disso, também são envolvidos nisso a satisfação do cliente, a lucratividade, engajamento dos colaboradores, etc.
Afinal, normalmente os elementos visuais funcionam para sinalizar a personalidade de uma pessoa ou marca. Tal como ocorre quando você repara no jeito de se vestir de alguma pessoa. Ele pode indicar alguém mais básico, mais ousado, fashionista, etc., e isso é percebido com apenas um olhar. Tenha em mente que, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.
Qual a importância da comunicação visual?
A comunicação visual, como mencionamos anteriormente, é composta por tudo aquilo que foge das palavras e que passa uma mensagem através de elementos visuais, tais como:
- Imagens;
- Cores;
- Formatos;
- Ilustrações;
- Infográficos;
- Colagens.
Hoje, quando uma pessoa procura por um serviço de entrega de comida, por exemplo, por mais que ela não perceba isso, se importa com a questão visual daquela marca, as cores que ela usa em sua identidade e até mesmo a qualidade de suas imagens.
Ninguém precisa ser um expert para identificar uma foto de má qualidade ou até mesmo se dar conta de que algumas cores não combinam umas com as outras, e é isso que o usuário analisa ao se deparar com a sua marca. E por incrível que pareça, esse é um fato decisivo na hora do usuário escolher ou não comprar o que você oferece, pois o seu inconsciente reforça a ele se a comunicação visual de seu negócio é confiável ou não.
A comunicação visual é extremamente importante para que a sua marca seja conhecida e reconhecida não apenas pelo nome ou qualidade do que oferece, mas também apenas pela identidade visual criada em cima dela. No mercado, é possível encontrar e contar com ótimos profissionais de comunicação visual, assim como se conta com uma boa empresa de gerenciamento de projetos para te ajudar na criação de novidades para a marca.
Isso significa que a comunicação visual é muito mais do que apenas uma estratégia de marketing, mas um conceito que pode fazer toda a diferença no seu negócio, mudando completamente a forma como se posiciona no mercado.
Quais são os benefícios da comunicação visual?
Encanta e engaja o público
Quem possui uma marca sabe a importância de manter o engajamento com seu público, ou seja, mantê-los ativos e comunicativos com a marca, pois isso gera relacionamento e intimidade entre ambas as partes. E em paralelo a isso, encantar o cliente também é essencial, é através disso que ele entende a qualidade e o diferencial de um serviço ou de um produto vendido pela marca, por exemplo. A comunicação visual é essencial para isso, pois através dela é possível encantar e engajar o seu público, trazendo ele para mais perto da sua empresa e construindo um relacionamento saudável e duradouro.
Informa de maneira dinâmica
Por fim, mas não menos importante, a comunicação visual ainda auxilia na informação de maneira dinâmica, ou seja, deixando de lado o formato padrão e maçante que é a comunicação apenas escrita ou falada. A comunicação visual faz com que o usuário se sinta até mais animado para consumir determinado conteúdo, pois a questão visual chama a sua atenção e prende seu foco naquilo que está sendo transmitido.