Pular para o conteúdo

Entenda o que é produção audiovisual

produção audiovisual

A produção audiovisual é uma área que está relacionada ao modo como a sociedade cria e consome conteúdo. Assim, não é surpresa que esse setor seja uma das principais ferramentas de comunicação de pessoas e empresas hoje em dia. Afinal, nunca se consumiu tantos formatos de vídeo.

Este é um contexto de crescimento do mercado audiovisual que leva muitas empresas a buscar profissionais para fugir do básico e investir em produções sofisticadas, mesmo que seja para produzir lives e vídeos nas redes sociais.

Mas o que é o audiovisual?

Como o próprio nome já diz, dois elementos sempre estão em jogo quando se fala em audiovisual: som e imagem. Sendo assim, a produção de vídeos é um dos focos principais dos profissionais que atuam nessa área, mas não é o único: eles também trabalham com conteúdos veiculados em mídias como rádio.

O campo de trabalho costuma ser muito ligado à Publicidade, na confecção de peças publicitárias e anúncios. Por outro lado, as mídias criadas pelo audiovisual também podem ter um objetivo bem diferente, com um enfoque mais artístico. Nesse caso, entram a realização de curtas-metragens, filmes para cinema e até mesmo desenhos animados.

Entretanto, é interessante observar que existem inúmeros meios de comunicação construídos por meio da produção audiovisual. Entre esses espaços, podemos citar os seguintes:

  • televisão;
  • radio;
  • internet;
  • anúncios publicitários em vias públicas, como outdoors;
  • educação, com a produção de materiais e vídeos pedagógicos;
  • cinema, confeccionando filmes e documentários.

E o que é a produção audiovisual?

Basicamente, a produção audiovisual pode ser definida a criação de comunicações que combinam elementos visuais e sons sincronizados. Nesse conceito, estão incluídos desde as grandes produções de filmes e séries até vídeos institucionais em agências de publicidade, além do processo criativo de videomarkers e designers freelancers.

Como é possível perceber, a produção audiovisual é um conceito abrangente. Contudo, nem todo mundo do audiovisual pode dizer que trabalha no mesmo ramo que Godard, Scorsese e Hitchcock. A indústria é grande, mas tem suas divisões. Em geral, o mercado audiovisual movimenta bilhões de reais no mundo inteiro se considerarmos todos os profissionais e tecnologias envolvidas, tanto direta quanto indiretamente em novas produções.

No Dicionário Aurélio, temos a seguinte definição:

“Diz-se [audiovisual] do que pertence ao método ativo de ensino fundamentado na sensibilidade visual da criança e que utiliza a apresentação de imagens, de filmes e de gravações”.

Independente do conceito, podemos dizer as possibilidades de se atuar com audiovisual são bastante grandes.

Como é o trabalho de produção audiovisual?

O trabalho de produção audiovisual se divide em algumas áreas. São elas:

Produtor audiovisual

O produtor audiovisual trabalha com planejamento, execução e até acompanha o seu projeto. O objetivo deste profissional é lidar com a captação de recursos, casting, pesquisa, logística e acompanhamento.

Diretor de fotografia

O diretor de fotografia tem como responsabilidade o trabalho de fotografia. O direito precisa ter domínio de ferramentas e conhecimento sobre luz, da câmera, lentes e outros acessórios. Este profissional é mais técnico e pode auxiliar no roteiro do conteúdo.

Editor

Mesmo que nem sempre esteja disponível, o trabalho do editor audiovisual consiste na produção. O profissional recebe imagens, cenas, partes e efeitos. Diversos profissionais são envolvidos neste trabalho e sua função é extremamente importante na produção.

Roteirista

Para quem gosta de criar ou contar histórias, o audiovisual traz esta liberdade. Na hora de narrar os fatos, expressar ideias ou itens de modo artístico, o roteiro consegue trazer esta transformação.

Captação de som

A captação de som é o registro dos áudios obtidos nas gravações do projeto audiovisual. Isso envolve o uso de equipamentos como microfones, cabos e gravadores — a quantidade e os tipos de equipamentos necessários para a captação de som variam de acordo com o porte do projeto.

Em uma produção audiovisual tradicional, o técnico de som fica responsável por determinar os procedimentos para obter o registro sonoro com características técnicas e estéticas que permitam integrá-los à trilha sonora no pós-produção.

Como está o mercado de produção audiovisual?

Os dados sobre o audiovisual no Brasil são promissores, o que incentiva novos profissionais a investirem em suas carreiras nesse mercado. Por exemplo, nunca os brasileiros consumiram tanto conteúdo em vídeo, e isso incentiva produtoras e agências a investirem em produções com um nível crescente de qualidade. De 2018 a 2021, houve um aumento no consumo de vídeos na ordem de 84% no Brasil, segundo dados da pesquisa Inside Video, publicada pela Kantar IBOPE Media.

Os formatos de vídeos mais consumidos pelos brasileiros variam, desde TV, anúncios e vídeos no YouTube até os filmes e as séries em serviços de streaming, como Netflix, HBO MAX e Amazon Prime. Esses serviços também investem em novas produções nacionais, o que movimenta o mercado brasileiro.

Na produção audiovisual para web, as agências de publicidade e outras empresas de marketing contratam profissionais do audiovisual para criar anúncios, conteúdos para redes sociais, campanhas e outros vídeos para vender produtos.

Como trabalhar com produção audiovisual?

Para quem está em transição de carreira para a produção audiovisual, deve ter percebido que são muitas profissões e que a inserção no mercado depende de um repertório técnico na sua nova área de atuação. Então, para quem tem interesse em se tornar especialista em produção audiovisual, uma das primeiras coisas a serem priorizadas é o seu grau de qualificação.

Afinal, as produtoras e agências consideram profissionais bem qualificados e preparados, pelo menos tecnicamente, para assumir trabalhos com grandes responsabilidades. Então, para quem já passou pela graduação, independentemente de qual curso, é uma boa ideia investir em um MBA na área do mercado audiovisual que se deseja trabalhar. O MBA pode ajudar a compreender novidades em alta no seu segmento.

Existem também bons cursos livres que podem manter você em dia com tendências do mercado e aprofundar seu repertório técnico sobre uma área do mercado audiovisual. Dependendo da área, você também pode montar um portfólio online para atrair pessoas que buscam profissionais com as suas habilidades na internet.

No início, com poucas experiências profissionais, a ideia é criar estudos fictícios para mostrar habilidades no  portfólio. Por fim, considere experimentar o trabalho freelancer. Pode ser uma excelente maneira de conseguir os primeiros trabalhos e adquirir um amadurecimento na área. Quando conseguir participar de grandes projetos, será possível mostrar mais sobre o que sabe fazer.

 

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/producao-audiovisual/