Pular para o conteúdo

Tudo sobre animação para vídeo

animação para vídeo

Os vídeos animados tornaram-se extremamente populares no Mercado. Na verdade, eles são populares em todos os Mercados. Dos profissionais de marketing aos proprietários de pequenas empresas, todos pensam em como criar animação para vídeo. Nós mesmos podemos provar: todos os tipos de empresas e profissionais precisam de vídeos. E sabemos que diversos estudos mostram que os vídeos animados são uma ótima maneira de atrair espectadores. Além de capturar sua atenção e transmitir mensagens com qualidade e eficiência.

E por que a animação para vídeo prende tanto a nossa atenção?

Vídeos animados profissionais são infinitamente mais envolventes do que textos, artigos, e-books, infográficos, slides, etc. Vídeos são processados pelo cérebro 60.000 vezes mais rápido que um texto. Nosso sistema cognitivo pode processar informações com muito menor esforço quando se trata de compreender um vídeo.

Em regra geral, o corpo humano é construído para diminuir a tensão cognitiva. Na leitura, o cérebro requer um longo tempo de atenção com um profundo comprometimento cognitivo. A leitura de um texto é considerada como um processo desgastante. Quando lemos um artigo, não basta olhar para as palavras. Nós criamos pensamentos sobre esta informação, ativando nossas estruturas mentais.

Assistir um vídeo é um processo passivo. Assistir um vídeo é muito menos exigente para o cérebro, é como um processo automático. Pode-se comparar com uma caixa se abrindo e deixando tudo entrar, sem esforço algum. Portanto, o vídeo é uma poderosa ferramenta de marketing que constrói e armazena informações no cérebro, sem muito esforço.

Mas o que é uma animação para vídeo?

Ao pensar na definição de um termo, uma boa ideia é olhar para sua origem. A palavra animação vem do latim “anima” e significa “alma” ou “sopro de vida”. Portanto, podemos entender essa arte como o ato de “dar vida” a objetos estáticos e inanimados através de diferentes métodos.

E esses métodos podem ser realmente variados, como a simples transposição de várias imagens sequenciais até os processos de animações digitais usados atualmente. Os desenhos animados, talvez os maiores representantes da categoria, existem desde os primórdios das técnicas de criação de animações e se adaptaram aos métodos atuais utilizados pela indústria.

A palavra “animação”, portanto, pode fazer referência ao produto final ou ao processo pelo qual ele é feito.
Trata-se de uma arte, mas que também ganha corpo de ciência se considerarmos as diferentes técnicas que já foram empregadas para que as animações ganhassem a relevância que têm hoje. Uma animação pode ter o formato de um filme, um documentário, um pequeno vídeo e até mesmo de um comercial de televisão.

Como fazer animação para vídeo?

Briefing

Tudo começa no briefing, inclusive no caso de animação para vídeo. Ele não foge a essa regra que define todo o escopo do projeto e ajuda a direcionar a equipe conforme os objetivos do cliente.

É importante que os responsáveis pela produção da animação para vídeo respeitem que o cliente é quem define o conteúdo que deseja. Afinal, ele é quem sabe aquilo que pretende com o vídeo no qual está investindo, não é verdade?

O briefing serve para que todas as informações sobre a animação possam ser registradas. Isso inclui as referências visuais, o formato, o tom de voz, as informações, o público-alvo, a duração, entre outros detalhes.

Roteiro

Com o briefing em mãos, é hora de começar a criar o roteiro. É nele que a história a ser contada na animação para vídeo irá ficar mais clara para toda a equipe. Assim, nasce a estrutura do projeto, incluindo o conceito, a descrição das cenas e o conceito de animação.

Embora o roteiro seja uma etapa obrigatória, muitas equipes tentam pular essa fase para “acelerar” a produção. Apesar de parecer uma vantagem, essa decisão vai trazer consequências: sem o roteiro, o planejamento não existe.

Definir a imagem visual

Qual será a referência visual da animação para vídeo? Nem sempre o cliente entende essa etapa, pois parece algo mais técnico, mas também não é difícil de entender.

O Guia da Marca (ou Key Visual) é muito importante, pois permite que a equipe saiba quais cores utilizar, as fontes nos textos, ícones gráficos e outros elementos. Se a empresa não contar com um Guia da Marca, o processo pode ser um pouco mais demorado, embora não impossível.

Criação do storyboard

Graças ao styleframe, podemos chegar à etapa seguinte da animação para vídeo: o storyboard. O roteiro também é importante, pois ajuda a guiar essa parte do trabalho da produtora.

O storyboard é a fase em que se ilustra e apresenta de uma forma estética o que foi definido no roteiro para que o cliente possa aprovar. Mas não se engane: ainda não é a versão editada, apenas uma “fotografia” do vídeo que vai ajudar a finalizar o projeto.

Locução, trilha e efeitos sonoros

Um vídeo animado não conta com pessoas reais, apesar de ter personagens, mas tem sons, inclusive narração. Tudo isso será definido no roteiro e escopo do projeto para que nessa fase seja executado.

A locução pode ser feita de qualquer forma através do celular e por qualquer pessoa? Não! Se você está investindo em uma animação para vídeo profissional, a locução deve seguir a mesma qualidade e deve ser feita em estúdio com o equipamento correto.

Animação final

edição do vídeo é a etapa final para unir todos os elementos, desde os textos até efeitos sonoros e demais elementos da animação para vídeo. Mas sem esquecer: tudo isso só é possível com o storyboard finalizado, a locução e trilhas prontas e roteiro definido.

A partir de todos esses elementos, a edição final dá vida ao que foi proposto. Todos os itens são animados conforme a criatividade da equipe, por isso ela é um fator que faz a diferença para a qualidade do vídeo. Quanto mais especializado for o time, mais recursos poderão ser trabalhados!

É muito importante que detalhes fiquem perfeitos, como encaixar o áudio com a voz e a trilha, além dos movimentos dos personagens. É essa união de esforços que faz um vídeo animado sair exatamente como se planejou, ou até mesmo melhor!

 

Fonte: https://sambatech.com/blog/insights/criar-imagens-e-videos-animados/