Muita gente se perguntou o que é Metaverso quando o Facebook trocou de nome para Meta em 2021, anunciando que em até cinco anos se tornaria uma empresa do metaverso. Afinal, esse conceito não era tão popular na época. Mas, sabia que o metaverso é parte da web 3.0 e vai muito além da Meta (Facebook) e pode impactar a nossa vida em vários aspectos?
A palavra Metaverso se refere a um espaço virtual compartilhado e imersivo, no qual os usuários podem ter diversas experiências comuns ao cotidiano, porém, de forma virtual. A ideia é unir realidade aumentada e ambientes virtuais. Mas, de modo que experiências “reais” ou sem relação o digital, possam interagir. Ou seja, o Metaverso seria a extensão digital da vida que temos hoje.
Para quem ficou curioso e quer saber mais sobre o que é Metaverso, neste artigo, contamos do que se trata o conceito, as tecnologias envolvidas e desafios da área. Além disso, mostramos que ele pode estar mais perto do imaginamos e várias empresas estão avançadas nesse quesito. Mas, como isso pode impactar nosso cotidiano?
O que significa o Metaverso?
O Metaverso é basicamente um espaço digital que combina aspectos e várias tecnologias, incluindo mídias sociais, realidade aumentada, realidade virtual, jogos online e criptomoedas. Nele, as pessoas podem interagir virtualmente umas com as outras.
Atualmente, o Metaverso é um tema bastante pesquisado, sobretudo com duas grandes organizações tecnológicas se concentrando em utilizar o conceito de espaço digital ao máximo, como no caso da Microsoft e do Meta, antigo Facebook.
Como surgiu o Metaverso?
Sabemos que o Facebook trocou de nome e que “Meta” tem a ver com o Metaverso. Mas, sabia, que essa discussão é muito mais antiga? A ideia já tem dez anos e apareceu, inicialmente, no romance de Neal Stephenson em 1992, em uma obra intitulada Snow Crash.
No livro, o autor descreve um espaço virtual onde as pessoas experienciam a vida com seus avatares. É possível acompanhar a vida de Hiro Protagonist, personagem que fora do ambiente virtual é um entregador de pizza, mas que, online, torna-se um hacker samurai.
Snow Crash serviu de inspiração para diversos jogos atuais, nos quais os jogadores possuem avatares ou personagens virtuais, com várias experiências dentro do ambiente de jogo. Alguns jogos que seguem o exemplo são Fortnite, Minecraft, Roblox, The Sims e Second Life.
Como entrar no Metaverso?
Algumas pessoas se perguntam como entrar no Metaverso. Mas, vale a pena lembrar que não existe um espaço específico dentro do qual possamos navegar, embora haja soluções que aproximam o usuário da experiência.
Portanto, para não perder as oportunidades de entrar nesse universo, devemos ficar de olho nas novidades do setor, que está em constante mudança. Por isso, é interessante acompanhar o noticiário sobre o assunto e discussões em canais e redes da internet.
Além disso, separar alguns aparatos tecnológicos para melhorar a experiência faz toda a diferença. Sendo assim, óculos de realidade virtual, boa conexão com a internet e noção de tecnologia vão nos ajudar a ter uma experiência bastante completa no mundo virtual. Veja a lista do que você pode precisar para entrar no Metaverso:
- boa conexão com a internet (de preferência 5G);
- criptoativos (tokens, criptomoedas, NFTs);
- óculos de realidade aumentada;
- acesso às redes blockchains;
- informações e conhecimento sobre o setor.
Quais as aplicações do Metaverso?
O Metaverso é um conceito com possibilidades infinitas, que vão proporcionar milhões de aplicações diferentes, em diversos âmbitos da experiência humana. No aspecto econômico, mudará totalmente a nossa realidade, criando uma economia que existe em um mundo digital, com imóveis, móveis, produtos e serviços totalmente virtuais, que podem ser comercializados com o uso de criptomoedas.
Ambientes educacionais podem ser criados, indo além da experiência atual de educação à distância. Empreendedores podem criar cursos online que acontecem por meio de uma experiência imersiva. No marketing, teremos ações completas dentro dele, com divulgações de produtos exclusivos que estarão fora do alcance da internet tradicional.
Até mesmo áreas mais tradicionais serão transformadas. Imagine uma consulta médica por meio do Metaverso?
Quais são as tecnologias utilizadas pelo Metaverso?
O Metaverso visa conectar pessoas através do universo virtual. Para tanto, é necessária a utilização de diversos tipos de tecnologia, como:
Realidade virtual (VR)
A realidade virtual (VR) é um ambiente virtual com cenas e objetos semelhantes aos reais. Para acessá-lo, os usuários precisam utilizar óculos ou capacetes compatíveis com esse tipo de tecnologia. Com os equipamentos adequados, os usuários podem mergulhar no universo virtual como personagens de jogos, aprender técnicas cirúrgicas e até melhorar suas habilidades durante treinos esportivos.
Realidade aumentada (VA)
Diferente da realidade virtual, que faz com que o usuário seja inserido em um lugar diferente do habitual, a realidade aumentada acrescenta elementos virtuais a um ambiente existente.
A integração do mundo virtual e o físico é o principal objetivo desse tipo de tecnologia. O uso de QR Codes é um exemplo claro de realidade aumentada, pois se trata de um marcador no mundo físico que possibilita o acesso ao mundo virtual, e vice-versa.
Blockchain, criptomoedas e NFTs
O NFT ou token não-fungível é uma mercadoria cujo valor pode mudar dependendo do interesse por ela. Ele pode ser aplicado em diversos elementos no mundo virtual como terrenos, imóveis, obras de arte, entre outros.
Ao comprar um item com o certificado NFT, o usuário do Metaverso pode receber o registro daquela mercadoria no banco de dados chamado blockchain, o mesmo usado para transações em criptomoedas.
No blockchain ficam gravadas as informações relacionadas a venda, inclusive por qual mídia o item foi adquirido. Assim, no universo virtual, o usuário pode comprovar que ele é o novo dono da mercadoria.