Ainda que cada ser humano seja único, é possível encontrar alguns padrões em seus comportamentos e desejos. Isso é explicado no ramo da psicologia e nos ajuda a aprender como atrair nosso público-alvo. Quando falamos de atração no marketing digital, um dos tópicos que pensamos são os gatilhos mentais. Isso não significa que irá manipulá-los para comprar, mas existem algumas maneiras eficazes de chamar a atenção deles.
Gatilhos mentais existem porque o nosso cérebro está o tempo todo tomando decisões, para algumas é necessário grande esforço, enquanto outras não. E os gatilhos mentais são estes estímulos que nos auxiliam nas tomadas de decisões simples. Para empresas, saber utilizá-los para influenciar clientes a fazer uma compra, é um grande benefício.
O que são gatilhos mentais?
Em termos de saúde mental, um gatilho está relacionado a algo que afeta nosso estado de espírito. Geralmente ligado a eventos específicos ou traumáticos. Mas no mundo do marketing digital, isso é usado apenas para influenciar o comportamento das pessoas, criando algumas necessidades.
E como isso é possível? Bem, antes de tudo, temos que entender como nosso cérebro funciona. Recebemos informações o tempo todo e elas provocam diferentes emoções e reações. Por exemplo, um anúncio sobre as novidades do setor de filtro prensa pode agradar àqueles que trabalham no setor.
Como é difícil filtrar tudo (ainda mais com a quantidade exacerbada de informações), acabamos tomando decisões com nosso subconsciente. Então, basicamente, isso significa que o gatilho desperta uma vontade que já existia e só precisava de uma boa oportunidade para colocá-la em prática.
Gatilhos mentais são itens, ações e palavras que despertam sentimentos ou emoções em pessoas. Com eles é possível fazer alguém lembrar de uma memória, resgatar um sentimento e até mesmo, tomar uma decisão ou ação simples.
De forma resumida, os gatilhos mentais acontecem por um motivo: eles geram estímulos em nossos cérebros, ocasionando em uma tomada de decisões com mais agilidade. Isso acontece para poupar esforço cerebral com coisas pequenas. Deixando esforço disponível para utilização em situações realmente necessárias.
Por isso, os gatilhos mentais não influenciam sobre decisões de grande escala, como comprar um imóvel, abrir uma franquia ou adquirir um automóvel. Se mostrando presentes em momentos como, compra de um alimento ou fazer um download.
Qual é a importância dos gatilhos mentais?
Duas importantes áreas do mundo dos negócios, marketing e vendas, se baseando no comportamento do ser humano como consumidor. As empresas precisam compreender o que faz com que determinado grupo de pessoas consumam um produto ou uma marca.
Os fatores que levam uma pessoa a comprar e a maneira como ela percorre determinado caminho para se decidir por um produto ou empresa alimentam a estratégia de vendas por meio da jornada de compras do consumidor. O inconsciente humano pode ser estimulado para que determinadas decisões sejam guiadas para um caminho estipulado pelo negócio.
Portanto, cabe às empresas entender a fundo o mercado consumidor para encontrar caminhos inconscientes de induzir o cliente a realizar as diversas ações que alimentam a jornada de consumo dos clientes. As técnicas de persuasão já são usadas desde os primeiros momentos de vendas e de compras. Esse é um dos fatores que explicam a importância de criar uma persona para o empreendimento.
Somente com um entendimento aprofundado sobre os consumidores é possível usar os gatilhos mentais de forma sutil e eficiente. Do contrário, as ações podem performar de maneira vulgar e antiética, gerando um sentimento de desconforto ao fazer com que a percepção da marca seja negativa.
5 principais gatilhos mentais
Gatilho da Curiosidade
Tão importante quanto uma mangueira de incêndio para os bombeiros, é a curiosidade aguçada dos clientes para um gestor. Esse poderoso truque pode ser explorado de várias maneiras, pois as pessoas têm a necessidade de desvendar o que não sabem.
Desta forma, você pode atraí-los e inspirá-los a abrir um e-mail, promover seu conteúdo ou, até mesmo, comprar alguns produtos. Portanto, é importante elaborar um título intrigante e ter o cuidado de manter as expectativas certas.
Confira estes exemplos:
- Como aumentar as vendas em 50% em 5 semanas;
- Temos um segredo para você!
Gatilho da urgência/escassez
Você já comprou algo só porque era o último no estoque e estava com medo de não encontrá-lo mais? Esse é o papel desse gatilho mental: criar a sensação de que, se você não aproveitar a oportunidade, pode não ter outra. É nosso instinto de sobrevivência falando mais alto.
No entanto, devemos ter cuidado ao anunciar a escassez de um produto. Pois, se no futuro ele se tornar abundante, poderá perder seu valor e os usuários se sentirão enganados, e é um sentimento que nenhum negócio gostaria de despertar em seus clientes.
Gatilho da recompensa
O que mais influencia o comportamento humano é a necessidade de evitar a dor e sentir prazer. Nesse caso, podemos entender esse gatilho como um sentimento de recompensa após algum esforço. Por isso, é fundamental conhecer muito bem o seu público-alvo e entender seus pontos problemáticos, a fim de oferecer uma solução que faça sentido.
Gatilho do amor e conexão
Os gatilhos mentais de amor e conexão estão relacionados ao sentimento de pertencimento e preenchimento. Isto é, o amor e a conexão estão entre as necessidades básicas de um ser humano. Para atingir o bem-estar, é preciso amar e ser amado. Mas isso não está necessariamente relacionado a outra pessoa, por exemplo, há o amor por animais, por esportes, cidades, filmes, músicas, fotografia, carros e claro, há também o amor por marcas.
Gatilho da exclusividade
Gatilhos mentais de exclusividade despertam um lado peculiar do ser humano: o esnobismo, conhecido também como o sentimento de superioridade. O marketing de luxo costuma usar gatilhos baseados nesta sensação de superioridade e exclusividade. A sensação de ter acesso a algo que não está disponível para todas as pessoas vai orientar ações de marketing que usam este gatilho.
Gatilho da autoridade
Utilizar da imagem de alguém com grande relevância para o público é um ótimo gatilho, principalmente quando são celebridades ou pessoas influentes. Essa é uma boa aposta por dois fatores, primeiro porque existe a admiração por tais indivíduos. Pois são vistos como superiores, então, transmitem credibilidade ao falarem sobre algo.