Antes de falar o que é o mercado de afiliados, devemos deixar claro que se trata de uma estratégia de marketing digital usada por empresas e empreendedores, com o objetivo de aumentar suas vendas por meio de uma rede de parceiros.
Como será visto no decorrer deste texto, grandes players do mercado usam a estratégia para alavancar suas vendas, por meio de anúncios remunerados em blogs, e-mail marketing, sites e redes sociais. Conquistando bastante adeptos a essa prática, o mercado de afiliados é um meio de ganhar uma renda extra efetivamente, sem necessidade de grandes investimentos.
O que é o mercado de afiliados?
O mercado de afiliados nada mais é que um modelo de negócios baseado na relação de afiliados com empreendedores ou empresas. Nesse modelo de negócios, o afiliado divulga e vende produtos feitos por terceiros em troca de uma comissão.
Apesar de hoje ser amplamente difundida no meio digital, a profissão de afiliado já existia muito antes da internet, sendo muito utilizada por empresas que forneciam produtos por atacado, como, por exemplo, as fábricas que fornecem supermercados.
Mas hoje, o mercado de afiliados é feito de forma muito diferente e o rendimento mensal pode chegar a mais de 15 mil reais. Claro que isso não é algo fácil, é necessário investir tempo, estudar e trabalhar duro, mas com a diferença de que você está fazendo isso no conforto da sua casa e no horário que você quiser. Então podemos dizer que o mercado de afiliados é um trabalho como qualquer outro, mas que possui mais vantagens e retorno financeiro muito melhor.
Quais são os benefícios do mercado de afiliados?
Retorno de investimentos
Considerando que tudo que você vai precisar para começar sua carreira no mercado de afiliados é um site e um tempinho livre, o investimento financeiro é bem baixo. É verdade que a renda que você recebe em programas de afiliados é baseada totalmente no seu desempenho, então esse é um mercado que atrai quem faz o tipo dedicado. O retorno do investimento pode ser bem alto.
Se você estiver disposto a se esforçar, não há limite no valor que pode receber com as comissões, e você não vai precisar investir dinheiro para fazer seu negócio crescer.
Renda passiva
Nestes tempos de internet, a galinha dos ovos de ouro que muita gente procura é a chance de ter uma fonte de renda estável todos os meses, sem ter que trabalhar todo dia. Isso é chamado de renda passiva e é algo que o mercado de afiliados pode oferecer. Na vida de muitos afiliados, para ganhar dinheiro é necessário criar seu site, posicionar os links de afiliado nas páginas, criar conteúdo que atraia visitantes, e pronto. Enquanto o site estiver recebendo visitantes, a renda passiva está garantida.
Sem estoque
Outra ótima vantagem do mercado de afiliados é que você pode vender um serviço ou produto sem ter que gerenciar um estoque ou enviar mercadorias pelo correio. Participando em programas de afiliados, você vai poder lucrar com as vendas, mas sem ter que lidar com o estoque. O vendedor é o único responsável por fornecer os produtos e serviços, e tudo que você vai precisar fazer é ser a ponte entre ele e o cliente. Essa é a mágica do mercado de afiliados.
É escalável
Trabalhar quando e onde quiser e experimentar a liberdade de viajar o mundo pode atrair muita gente, mas e se você quiser levar essa coisa de afiliado mais a sério? Mesmo que o mercado de afiliados seja relativamente simples para iniciantes (comparando com outros tipos de marketing digital), as oportunidades de crescimento são praticamente ilimitadas. Não importa se você quer começar sozinho ou se pretende ter ajuda de algumas outras pessoas: é possível transformar seu mercado de afiliados em um grande negócio.
Como se tornar um afiliado no mercado de afiliados?
Antes de mais nada, é preciso se cadastrar em uma das plataformas que fazem a mediação entre o empreendedor com um produto para vender e o afiliado que deseja vender para ganhar comissões.
As mais utilizadas hoje são a Hotmart, a Monetizze e Eduzz sendo cada uma delas especializadas em um tipo de produto.
Hotmart
A Hotmart é o site mais utilizado no Brasil hoje para trabalhar como afiliado, especializada em produtos digitais, ela conta com um imenso catálogo de produtos diferentes nos mais variados nichos. Alguns exemplos de produtos que você poderá encontrar na Hotmart são:
- Cursos online em vídeo aula;
- E-books;
- Audiobooks;
- Softwares;
- Treinamentos.
Basicamente, qualquer tipo de produto digital, ou seja, produtos que são comercializados e entregues 100% online, podem ser vendido pela Hotmart.
Monetizze
A Monetizze é uma das maiores concorrentes da Hotmart hoje, entretanto, diferente da Hotmart, essa plataforma também oferece opções de produtos físicos, isto é, que podem ser comprados online, mas são entregues pelos correios ou empresas de transportes. Na Monetizze pode-se encontrar suplementos alimentares, pílulas naturais para emagrecer, livros, móveis e até alguns eletrônicos como drones, câmeras e celulares.
Eduzz
A Eduzz segue basicamente o mesmo modelo da Monetizze, com produtos digitais e físicos variados, entretanto ela é a menos utilizada desta lista. É muito importante ressaltar que você pode utilizar qualquer uma dessas plataformas gratuitamente, basta acessar o link e criar sua conta sem nenhum custo. Porém, elas normalmente cobram uma pequena taxa toda vez que um produto é vendido. O que é até justo se você pensar bem, essas plataformas realizam todo o trabalho burocrático para nós.
Conclusão
Agora você já sabe o que é o mercado de afiliados, você pode começar seu próprio negócio como afiliado. Mas, talvez ainda não tenha percebido que ele vai exigir um investimento inicial que não pode ser evitado se você quiser ser bem-sucedido.
O marketing digital é uma das áreas que pode te custar mais tempo e dinheiro. Se você quiser ranquear bem nos resultados de busca ou exibir seus anúncios no Google e nas redes sociais, vai ter que investir recursos.
Mas fique atento para garantir que o seu lucro com as comissões seja maior que seus gasto para aumentar o tráfego, e tome cuidado para que seu investimento em marketing não acabe te trazendo dívidas.