Pular para o conteúdo

Por que usar um gerenciador de anúncios?

gerenciador de anúncios

Quem utiliza o Facebook e Instagram para promover o seu negócio, já deve ter percebido que o algoritmo não está mais entregando conteúdos orgânicos para todas as pessoas que seguem a página ou conta comercial da sua empresa. Em contrapartida, a utilização de gerenciador de anúncios só tem crescido (no Brasil) e no mundo inteiro.

Isso significa que, se uma empresa ainda não está investindo em anúncios pagos, pode estar ficando para trás da concorrência e, literalmente, deixando dinheiro na mesa. Por isso, você (ou o gestor de tráfego) da sua empresa precisam saber como funciona um gerenciador de anúncios.

O Facebook ainda é uma excelente rede social para a geração de leads e o reconhecimento de marca. Como os anúncios são uma das principais fontes de receita da empresa e, consequentemente, a melhor forma de ter mais visibilidade no canal, ela conta com uma plataforma integrada de criação de campanhas que revolucionou a maneira de fazer publicidade online — o Facebook Ads, seu gerenciador de anúncios.

Porém, mesmo os profissionais de marketing, acostumados a criar anúncios em outros canais, como o Google Ads, têm dificuldades para operacionalizar todos os recursos disponibilizados pela plataforma. Por meio de qual ferramenta é possível fazer um anúncio? Como acompanhar os resultados das campanhas?

Saiba que para todas essas funções existe o gerenciador de anúncios. Trata-se de uma plataforma que abrange todas as ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing. Logo, por meio dela, é possível gerir anúncios e publicações orgânicas, assim como atuar com diferentes contas de anúncio, simultaneamente.

O que é o gerenciador de anúncios?

No Facebook, o gerenciador de anúncios, antigo power editor, é uma ferramenta disponível no Facebook Ads que permite que a criação e a veiculação de anúncios no Instagram e no Facebook. De maneira bem simples, os anúncios podem ser definidos como anúncios publicitários que são exibidos na lateral da timeline, na própria linha do tempo, dentro da fanpage ou em grupos do Facebook.

Por meio do gerenciador de anúncios, é possível produzir campanhas, definir objetivos e segmentar o público que será impactado pelos anúncios, tornando as campanhas mais eficientes, além de poder analisar em tempo real o seu desempenho.

Qual a função do botão impulsionar do Facebook?

O impulsionamento de publicações é a forma mais simples de anunciar no Facebook. A essência do botão é servir como uma maneira rápida de alcançar um público maior, a partir de investimentos financeiros na plataforma.

Ao impulsionar uma publicação, você poderá determinar quem deseja alcançar, o orçamento máximo que você quer gastar e por quanto tempo a publicação deve ser impulsionada. Uma vez impulsionada, a publicação é exibida no feed de notícias dos seus fãs como um anúncio.

Qual a diferença do gerenciador de anúncios para o botão impulsionar?

Embora a aparência de uma publicação impulsionada seja semelhante a de um anúncio feito no gerenciador de anúncios do Facebook, existem personalizações que só podem ser feitas por meio do gerenciador.

Quando usar o gerenciador de anúncios e quando usar o botão impulsionar publicação?

Isso vai depender do objetivo do anúncio. O botão “Impulsionar Publicação” dá destaque para um conteúdo só, é um jeito de atrair a atenção de clientes ou potenciais clientes e aumentar o alcance.

Ou seja, se o seu objetivo é só engajamento, essa é uma boa opção. Outra vantagem do botão é a simplicidade da ferramenta, que é bem intuitiva.

Agora se você tem um plano de marketing para o seu negócio e quiser criar vários anúncios com foco em conversão e mais objetivos de campanha, é melhor usar o gerenciador de anúncios, pois essa ferramenta é muito mais completa e oferece muito mais opções para segmentar seu público e promover seu conteúdo sem que ele precise aparecer na timeline da sua página.

Para que serve o gerenciador de anúncios?

O Gerenciador de Negócios do Facebook tem diversas funcionalidades. A ferramenta já passou por algumas transformações ao longo dos anos, e o Facebook sempre implementa novidades para aprimorar o trabalho de seus clientes.

Atualmente, ele está dividido de acordo com as etapas de produção de uma campanha: planejamento, criação e gerenciamento e mensuração de resultados (além de ter abas específicas para administração de peças e para informações de pagamento).

Plano

Na aba de planejamento, é possível acompanhar insights sobre a audiência da sua página, além de criar modelos de anúncios. A ferramenta “Central de Criativos” é especialmente utilizada para facilitar a aprovação interna de campanhas.

Criar e gerenciar

A segunda aba é a área em que você faz o upload dos seus anúncios e dos posts orgânicos:

  • o Gerenciador de Negócios traz um panorama de toda a atividade da conta;
  • o Gerenciador de Anúncios permite a criação e a análise do desempenho dos anúncios;
  • o Gerenciador de Comércio integra os resultados e pedidos recebidos em anúncios específicos voltados à venda.

Mensurar e relatar

Talvez essa seja uma das abas mais importantes do gerenciador de anúncios. Nela, você pode extrair relatórios dos anúncios feitos, assim como ter acesso ao Analytics, que permite uma análise mais ampla sobre acesso por meio de diferentes dispositivos. É aqui que você adiciona o pixel do Facebook, por exemplo, para monitorar o tráfego ao seu site a partir da rede.

Configurações

Na última aba, é possível gerenciar informações de cobrança da sua conta (como você pagará pelos anúncios feitos), e definir as pessoas que trabalham nesse perfil. É possível delimitar funções e acessos, de acordo com as responsabilidades de cada integrante da sua equipe.

Quando você consegue criar anúncios atraentes, que vão aparecer para as pessoas certas, que realmente precisam do seu produto e/ou serviço, as chances de conversão aumentam (e muito)!

Você também pode usar esses anúncios para conseguir mais seguidores no Instagram, fortalecer a sua marca, captar mais clientes para a sua empresa, aumentar o engajamento nos seus conteúdos, dentre outras coisas.

As possibilidades de crescimento do seu negócio são inúmeras! Além do Gerenciador de Anúncios, você precisará conhecer mais sobre o pixel do Facebook Ads e analisar as métricas nos relatórios da plataforma.