Pular para o conteúdo

Você conhece os 4ps do marketing?

4ps do marketing

Os 4ps do marketing são uma clássica ferramenta gerencial de negócios. Seve para planejar uma marca do começo ao fim. Quando bem aplicada, pode contribuir para trazer grandes resultados ao negócio. A sigla representa 4 palavras cujas iniciais são a letra P:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

O que é a ferramenta dos 4ps do marketing?

Para começo de conversa, os 4ps do marketing já têm mais de seis décadas de história. Também são conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing. O fato de ser uma ferramenta com tanto tempo de uso deixa claro o seu valor. Quem trouxe ela ao mundo foi um tal de McCarthy. Mas quem a deixou popular, mesmo, foi Kotler, pai do Marketing.

Trata-se de uma ferramenta de planejamento de marketing cuja finalidade é ajudar a construir uma marca e seus produtos/serviços. Como eles funcionam, porque vale a pena pagar por eles, como serão distribuídos, como deve ser sua publicidade, entre outros. Na realidade, essa ferramenta já se desdobrou e evoluiu, mas ela é tão boa que seu original continua a bastar.

Quais são os 4Ps do marketing?

Mas quais, afinal de contas, são os 4ps do marketing? Estamos falando de preço, produto, praça e promoção. Ou seja: quatro pilares que são a alma de qualquer negócio. Vamos conhecer mais a fundo cada um:

Preço

O preço, nos4 ps do marketing, é o valor final pelo qual você oferece seus produtos e serviços aos clientes. Ele é variável e é o único dos Ps que serve de fonte de receita para a sua empresa. Normalmente, preços são estabelecidos a partir de uma componente de custo para a empresa acrescido de uma margem de lucro.

Contudo, o cálculo da precificação também podem variar de acordo com necessidades especiais da empresa (uma queima de estoque, por exemplo, tem a função de minimizar prejuízos). Também pode posicionar a empresa diante da concorrência e/ou se apresentar como algo atrativo para o cliente – ou também a percepção de valor que o preço carrega consigo (exemplo: produtos de luxo).

Dentre as diversas variáveis incluídas neste P estão:

  • Listas e cálculos de formação de preço;
  • Modelo de receita;
  • Descontos;
  • Variações por região;
  • Formas e condições de pagamento.

Produto

O P de produto, nos 4ps do marketing, se refere efetivamente às mercadorias e serviços que a marca comercializa. Ou seja, tudo o que diz respeito ao que é vendido ao cliente, incluindo o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que ele oferece aos clientes. O P de produto também está diretamente relacionado à demanda que cada mercadoria possui, o que interfere diretamente na sua estratégia de vendas.

Além, é claro, de características físicas das mercadorias: embalagem, cores, tamanhos, formas, etc. Se falamos de serviços, também estamos tratando das condições e características nas quais os serviços são realizados.

Praça

O P da praça, nos 4ps do marketing, se refere ao local em que os produtos e serviços serão oferecidos. Veja, esse conceito foi desenvolvido para negócios presenciais. Como poderia ser aplicado ao universo dos e-commerces e marketplaces? Ora, basta adaptarmos o “local” para o espaço digital em que as mercadorias são ofertadas: a plataforma.

Ela precisa ser visualmente agradável, contar com recursos úteis ao comprador, ser fácil de usar, oferecer segurança de dados, ter agilidade e evitar ao máximo possível a ocorrência de bugs.

Além disso, praça não se refere apenas ao local das vendas, em si, mas em toda a estrutura de logística e distribuição emprega no transporte e na entrega das mercadorias vendidas.

Promoção

A parte dos 4ps do marketing que envolve comunicação. Que fala sobre como promover o seu produto. Promoção é o planejamento de marketing e de vendas da sua marca: por quais canais você vai anunciar, como serão esses anúncios, como você vai gerar receita, qual o processo de vendas, etc. E para isso, defina o seguinte:

  • Se você ainda não definiu, esse é um bom momento para definir quem é seu cliente, seu público-alvo, sua persona;
  • Como esse cliente consome informação?
  • Que tipo de comunicação atinge ele melhor?
  • O que funciona melhor para que ele compre?
  • Como é a promoção dos concorrentes?
  • E tudo o mais que for pertinente à promoção.

Aqui vale dizer o seguinte: hoje temos ferramentas incríveis de promoção. Além da publicidade impressa e das mídias tradicionais, temos as ferramentas de marketing digital. Você pode usar SEO no Google para responder dúvidas aos problemas dos seus clientes e ser encontrado por eles, por exemplo.

E o melhor: o ambiente digital facilita uma coisa muito cara à publicidade e ao marketing. A mensuração de resultados. No digital, você pode medir praticamente tudo. O que facilita entender o que funciona e o que não – e assim ajustar para funcionar cada vez melhor.

Qual é a importância dos 4 Ps do marketing?

Os 4 Ps do marketing são importantes basicamente por serem os pilares principais de qualquer estratégia de vendas. Como as vendas são responsáveis pela sobrevivência e pelo crescimento do negócio, os 4 Ps se mostram fundamentais. Dar atenção mais a um e negligenciar outro pode ser algo catastrófico para os seus resultados.

Conclusão

Os 4ps do marketing estão presentes em seu negócio, ainda que você não os perceba diretamente. Por isso, é muito importante trabalhar esses pilares de maneira consciente, entendendo os potenciais e as limitações de cada um deles de acordo com as circunstâncias da sua empresa. Assim, você potencializa lucros e fica mais resistente às ameaças da concorrência e de outros fatores inesperados.

Primeiramente, é importante perceber como essa metodologia dos 4ps do marketing pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de empresa ou projeto, já que possibilita que cada avaliação seja feita de acordo com seu respectivo cenário e mercado, respeitando todas suas especificidades.

Pensar a estrutura dos 4Ps do marketing de uma maneira renovada é fundamental para o sucesso. A nova  abordagem também pode ajudá-lo a identificar os pontos fortes e fracos da marca em relação à concorrência. Os 4ps do marketing são uma oportunidade de impulsionar sua marca e fazer mais do que apenas vender um produto ou serviço, mas ganhar a confiança das pessoas porque você tem uma razão clara de existir.