Todo mundo quer viralizar e isso não é feito por acidente, entenda tudo sobre o assunto. Quem não quer viralizar na internet e chamar atenção para a sua marca? Empresas já não fazem isso de maneira orgânica e acidental, mesmo que pareça. O marketing viral são estratégias para criar conteúdos que se espalham rapidamente.
Com o boom da internet e dos influenciadores, as marcas passaram a usar muitas estratégias de pessoas que trabalham como influencers nas redes sociais para alcançar melhores resultados e mais engajamento com o público.
O que é o marketing viral?
O marketing viral é um fenômeno de marketing que facilita e incentiva que as pessoas compartilhem uma mensagem, como o processo imita a ideia de um vírus que se espalha rapidamente, chama-se “viral”. Esse é o conceito oficial vindo do dicionário de marketing da American Marketing Association (2018).
Essa estratégia é focada na criação de conteúdo compartilhável, criado para o seu público-alvo, mas espera-se que seja compartilhado por pessoas além do esperado, ampliando as impressões e visualizações de um produto ou serviço.
Quando uma informação consegue estimular vários indivíduos a compartilhar com sua própria rede, isso se chama de “propagação viral”. Isso sempre aconteceu na nossa sociedade, seja com música (as famosas música-chiclete, piadas, provérbios, entre outros).
O marketing usa desses formatos desde sempre para alcançar seus resultados, com a internet, temos outros meios para comunicar uma informação e com uma capacidade de propagação muito maior. Seja por redes sociais, fóruns, aplicativos, e-mail, mensagens e outros.
Como funciona o marketing viral?
De forma curta e rápida, o marketing viral procura obter o maior alcance possível, buscando chegar inclusive a pessoas de fora do público alvo convencional da marca. Grande parte da eficiência dessa estratégia está nas ações feitas pela marca após uma das peças se tornar viral.
Um grande exemplo disso é a campanha considerada uma das pioneiras nas áreas de marketing viral, a campanha de lançamento do filme A Bruxa de Blair (1999), que se utilizou desde o espalhamento de rumores à intencional baixa qualidade do material promocional do filme, que segue estudantes filmando um documentário sobre uma lenda local em uma pequena cidade dos Estados Unidos, para tornar o conteúdo mais ambíguo quanto à sua autenticidade.
Dado o conteúdo chocante do filme, dúvidas sobre a veracidade da coisa causaram grande discussão na época, era em que a internet ainda não era muito usada para a publicidade. Ao longo da campanha, a equipe de marketing do filme capitalizou sobre a popularidade das salas de chat da época, atraindo tanta atenção para o filme que a obtenção de retornos milionários no seu final de semana de estreia foi garantida, apesar do projeto ter custado apenas cerca de 60 mil dólares.
Isso demonstra que apesar de parecer que o público faz todo o trabalho em uma campanha de marketing viral, é necessário um planejamento detalhado para dar sequência aos sucessos das ações caso elas se tornem virais.
Quais são as vantagens do marketing viral?
Uma campanha de marketing viral eficaz oferece vários benefícios para uma empresa:
- Baixo custo: as campanhas virais podem ser ótimas para empresas que não têm um grande orçamento de marketing, porque os usuários e visualizadores fazem grande parte do trabalho para divulgar seus produtos e serviços. A empresa de publicidade pode gastar menos dinheiro comprando tempo de exibição para comerciais ou promovendo seu anúncio nas redes sociais;
- Alto potencial de alcance: mesmo sem um grande investimento, o conteúdo viral tem a capacidade de atingir um grande público. As empresas podem alcançar muito mais pessoas dessa maneira do que com sua publicidade paga ou outras estratégias tradicionais. Até mesmo pequenas empresas, ou particulares, podem criar conteúdo viral;
- Não invasivo: os anúncios virais não estão na sua cara. Eles não interrompem seu programa de TV nem aparecem na tela quando você visita um site. Eles são algo que alguém que você conhece considerou importante compartilhar com você. Eles parecem mais importantes porque vêm de alguém que você conhece. Por causa disso, os anúncios virais costumam gerar muito mais interações do que as formas clássicas de publicidade;
- Útil para construir uma marca: quando você consegue algo criativo o suficiente para se tornar viral, isso pode realmente construir sua marca e ajudar as pessoas a se conectar com sua empresa, produtos, valores ou missão. É uma ferramenta extremamente poderosa para aumentar a conscientização sobre seus produtos e serviços.
Quais são os princípios básicos do marketing viral?
Duas campanhas de marketing viral nunca devem ser idênticas, mas incluirão elementos semelhantes quando forem bem-sucedidas. Entender o que torna o conteúdo viral pode ajudar você a descobrir que direção tomar com seu anúncio.
Aqui estão alguns ângulos a serem considerados:
- Urgência
- Conteúdo único e distinto
- Planejamento maravilhoso
- Conteúdo inspirador
- Opções exclusivas
- Mensagens nunca vistas
- Incentivos
- Humor
- Sátiras
- Materiais polêmicos
- Causas dignas
- Avisos
- Envolvimento opcional de celebridades
Nem toda campanha viral incluirá todos esses elementos, mas incorporar o máximo possível dará ao anúncio viral mais viabilidade no mercado. Um anúncio urgente, por exemplo, é algo que as pessoas vão querer compartilhar imediatamente.
Algo que é novo para eles e tem uma mensagem que nunca viram antes os incentivará a espalhar essa mensagem para outras pessoas. O marketing viral às vezes é chamado de estratégia de marketing pass-along. Esta é a forma mais comum de tornar uma peça de marketing viral.
Há uma cadeia formada quando um usuário vê a peça e a passa para outro, e então essa nova pessoa a passa mais adiante. Cada pessoa que visualiza o conteúdo deve ter um motivo para repassá-lo. Explorar essas emoções e razões ajudará o profissional de marketing a criar uma mensagem que está preparada para se tornar viral.
Conclusão sobre marketing viral
O marketing na internet pode ser uma espada de dois gumes. Ele pode trazer notoriedade às marcas, bem como uma potencial queda. Ainda assim, se eles estiverem preparados para pensar fora da caixa com o tipo de cópia ousada, envolvente, subversiva ou hilariante, ela pode ser usada para lançar marcas a novas alturas.