Editor de fotos gratuito para PC: 5 softwares para você conhecer

pessoa mexendo em um editor de fotos gratuito para PC

As fotos fazem parte do nosso dia a dia e registram momentos incríveis de diversas situações em nossas vidas. Mas uma boa recordação não depende somente do ângulo em que a imagem será capturada, mas também de uma boa edição depois. É por isso que é tão importante saber utilizar um editor de fotos gratuito para PC.

Com essa ferramenta em mãos, você terá acesso a muitos recursos interessantes que podem aumentar ainda mais o impacto de uma foto. Assim, poderá criar sobreposições, aplicar filtros, recortar e adicionar novos elementos, remover manchas e até balancear alguns componentes, como saturação e contraste.

Confira agora algumas opções bem interessantes e com bom desenvolvimento tecnológico para quem procura uma ferramenta gratuita para editar todos os tipos de imagens possíveis.

Editor de fotos gratuito para PC: cinco opções para você utilizar

Sabemos que algumas vezes é difícil encontrar programas de edição gratuitos e de qualidade na internet. Mas isso não é motivo para que desista de elaborar suas criações, pois aqui estamos para mostrar algumas alternativas bem interessantes e cheias de recursos.

1. Adobe Photoshop Express

Se você sempre quis utilizar o famoso Photoshop, mas nunca conseguiu por conta dos preços, saiba que agora é possível ter acesso a uma plataforma personalizada para os dispositivos móveis: o Adobe Photoshop Express.

Essa é uma versão reduzida e mais simples que a original, utilizada nos computadores e notebooks, mas mesmo assim possibilita diversas criações diferentes. Dessa forma, o Photoshop Express não se destina a fotógrafos profissionais, e sim a todos que estão procurando um software de alta qualidade para uma edição rápida.

Com o aplicativo, é possível acessar as ações básicas de edição de imagem, como contraste, perspectiva, saturação, exposição e remoção de manchas, além de também poder selecionar efeitos dinâmicos predefinidos. Essa versão também inclui a categoria “decorate”, permitindo aos usuários adicionar textos e criar colagens.

Se quiser, pode editar imagens salvas no seu dispositivo ou compartilhá-las diretamente a partir do Adobe Creative Cloud, Dropbox, Facebook ou Google Photos.

2. Pixlr Editor

Outra boa opção para quem procura um editor de fotos gratuito para PC é o Pixlr, considerado um dos melhores e mais poderosos programas de edição disponíveis na internet. Suas possibilidades surgem no exato momento em que você abre uma imagem, já que o Pixlr te permite fazer isso a partir do seu dispositivo.

A interface da plataforma é bastante intuitiva e em muitos momentos lembra até mesmo o programa desenvolvido pela Adobe, por conta dos seus recursos diferenciados e com um toque a mais de profissionalismo, como exposição, ferramentas de melhoramento automático, muitos seletores de cores, pincéis personalizados e camadas.

Um dos pontos negativos é o programa rodar em Flash, mas isso não é um impeditivo, já que a empresa desenvolveu uma nova versão em HTML que inclui novas ferramentas de edição aos usuários. Além disso, a versão gratuita exibe anúncios ao longo de sua execução.

3. GIMP

O GIMP é considerado um dos melhores, senão o melhor editor de fotos gratuito para PC. O programa inclui uma grande variedade de ferramentas, desde as ações mais básicas até recursos de qualidade profissional, ganhando o gosto de iniciantes e também de pessoas mais experientes do ramo.

Os iniciantes vão se beneficiar muito da sua seleção e das ferramentas de montagem, corte, ajuste de cor e recursos automáticos para aprimorar as imagens. Por outro lado, usuários profissionais vão encontrar uma série de ferramentas na medida, como redimensionamento sensível, troca de rosto, GIF’s animados e muitos tipos de pincéis.

Curiosamente, o GIMP é um programa de código aberto. Isso significa que a plataforma é constantemente atualizada e melhorada por desenvolvedores voluntários, enquanto os usuários podem continuar utilizando o software gratuitamente.

4. PhotoScape X

Essa plataforma é perfeita para os iniciantes no ramo que desejam aperfeiçoar suas habilidades na edição de imagens. Isso porque a lista de recursos do PhotoScape X é quase infinita, permitindo a todos os usuários dar vida às suas ideias e conceitos.

O programa inclui milhares de filtros, enquadramentos, pincéis, recorte de formas, ferramentas inteligentes de recorte, um seletor de cor e muito mais. Além disso, fotógrafos profissionais vão poder tirar proveito do recurso de conversão de arquivos, utilizando também diversas ferramentas de edição em lote.

Se você deseja criar um conteúdo criativo e atraente para as suas rede sociais ou campanhas, pode explorar ferramentas como colagem, mesclagem, adesivos, efeitos, textos e pincéis. Como viu, as opções nessa plataforma são inúmeras e permitem muitas criações.

5. Paint.NET

Se você já utilizou muito o Paint, aquele famoso programa do Windows para edições simples de imagens, saiba que existe uma versão mais robusta e com mais recursos disponível para quem deseja um editor de fotos gratuito para PC: o Paint.NET.

Com a plataforma, você encontra uma interface clara e direta que tem suporte para atalhos, fazendo deste software uma grande opção de escolha para usuários inexperientes que não querem gastar muito tempo descobrindo como o programa funciona.

Apesar de ter maiores limitações e não contar com elementos avançados, se comparado com as outras opções mencionadas, neste software você pode usar muitas ferramentas interessantes, como brilho, contraste, tons, curvas, níveis, camadas, gradientes e muito mais.

E então, já decidiu qual editor de fotos gratuito para PC vai utilizar? Aproveite e confira também este artigo sobre edição de vídeo grátis para seu computador.