Videoconferência: conheça as melhores ferramentas

videoconferência

Desde 2020 a videoconferência passou a ser uma rotina em muitas empresas que aderiram ao home office. Profissionais freelancers também precisaram se acostumar a rotina de calls e reuniões virtuais para alinhar os pontos com a empresa.

Portanto, vamos explicar nesse post o que é uma videoconferência e quais as melhores plataformas para realizá-las, além de outros requisitos importantes que podem ser úteis.

O que é videoconferência?

Videoconferência ou reunião online é um encontro com uma, ou mais pessoas. Pode ser tanto entre amigos, familiares e, principalmente, as médias e grandes empresas.

Os profissionais freelancers também costumam fazer uso dessa ferramenta para se comunicar com os clientes, não é tão comum, mas há clientes que preferem se reunir com os freelancers para alinhar alguns pontos.

O que é preciso para fazer uma videoconferência?

Certamente você já presenciou alguma videoconferência ou jogos online onde a pessoa estava “travando”, o famoso lag na linguagem dos jovens gamers.

Esse problema é ocasionado devido ao mau sinal da Internet, então o primeiro requisito é ter uma boa conexão com a Internet, ou se necessário, peça para quem morar com você, desconecte todos os aparelhos do Wi-Fi enquanto participa da reunião.

Por falar em parentes, peça para eles manter silêncio enquanto você está participando da reunião, para evitar ruídos. Sem contar que, caso utilize webcam, peça para evitar entrar no quarto ou local em que esteja participando da call.

Além disso, é importante testar a webcam e o microfone com antecedência. Outra dica é utilizar esses dispositivos de forma separada, muitos notebooks atualmente vem com os aparelhos integrados, então procure utilizar webcam e microfone específicos, para melhorar a qualidade das reuniões.

Se você utiliza notebook, tablet ou celular, certifique-se de que a bateria está carregada ou, no caso do computador, certifique-se de que não falte energia no dia da videoconferência.

Quais as melhores plataformas para realizar videoconferência?

videoconferência

Algumas plataformas ficaram bem conhecidas nesses três últimos anos como o Google Meet e o Zoom. Outras como o Skype já eram conhecidas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores plataformas para realizar suas reuniões e conversas com os amigos online o melhor possível.

Skype

O Skype está no mercado de plataformas de videoconferência a bastante tempo. Sua história começou em 2003, mas se popularizou entre 2011 e 2013, principalmente após o fim do MSN e do Orkut.

Ele possui planos gratuito e pagos. A versão gratuita permite até 20 pessoas em uma sala, ideal para reuniões com amigos, familiares e entre pequenas e médias empresas, onde as equipes são menores. Enquanto a versão Business suporta até 250 pessoas e permite o compartilhamento de documentos e a edição em tempo real.

Está disponível em todas as plataformas, incluindo videogames como o XBOX One.

Slack

O Slack é uma ferramenta um pouco mais complexa de mexer, mas conforme o tempo você consegue pegar as “manhas”. Ele é ideal para a produtividade, permitindo a troca de mensagens entre equipes de setores diversos da mesma empresa.

É muito utilizado por startups e corporações que possuem muitos setores e equipes e também permite a realização de chamadas. Assim como o Skype, ele também possui a versão paga e gratuita e está disponível para navegadores, celulares e computadores.

Zoom

O Zoom possui como foco somente as videoconferências, é recomendado para reuniões corporativas, webinars, mentorias e cursos online, entre outros formatos que precisam somente de vídeo e chat.

Além disso, ele também permite o compartilhamento de tela, envio e edição de documentos em tempo real. Caso você possua um canal no YouTube, pode fazer o compartilhamento da reunião após o encerramento.

Ele está disponível para computador (tanto o programa quanto a extensão para o navegador) e celular, possui versões pagas e gratuitas. As versões pagas tem três categorias: profissional, corporativo e empresarial.

Google Meet

O Google Meet é o aplicativo de reuniões do Google. Ele permite reuniões gratuitas durante uma hora, apenas caso a reunião tenha menos de três participantes é que pode ficar mais tempo. Para realizar reuniões sem esse limite de tempo, é necessário adquirir o plano do Google Workspace que custa 24 reais.

O Meet oferece as mesmas possibilidades das demais ferramentas. Seu diferencial é na alteração do formato de exibição das pessoas na reunião, podendo exibir até 60 pessoas, e na possibilidade de gravar a reunião.

Além disso, você não precisa instalar o programa no computador, basta acessar o link enviado pelo administrador da reunião ou entrar no site do Meet e criar sua sala e enviar o convite.

Ele permite a integração com o Google Calendário, fazendo com que caso a reunião seja no dia seguinte, por exemplo, ele avise para não esquecer.

Portanto, essas são as principais ferramentas para videoconferência. Você já utilizou alguma dessas ou indica outras? Deixe seu comentário e compartilhe!