Pular para o conteúdo

O que falar no vídeo currículo?

o que falar no vídeo currículo

Como destacar suas habilidades e experiências em um vídeo currículo

Existem diferentes formas de apresentação de currículos para você escolher como candidato a emprego, como o vídeo currículo. E muito se pergunta: o que falar no vídeo currículo?

Caso a empresa para a qual você está se candidatando não solicite uma forma específica, você pode apresentar seu currículo como documento físico, enviar por e-mail ou até mesmo um vídeo currículo. O vídeo currículo está ganhando popularidade, porque permite que você fale diretamente com seu empregador em potencial sobre o que o torna excepcionalmente qualificado para a função.

Muitas empresas têm inovado quando o assunto é recrutamento e seleção, especialmente as de áreas ligadas à criatividade. Além do currículo tradicional, tem sido solicitado que os candidatos enviem um vídeo currículo contando mais sobre si mesmos, sua formação e experiência. E saber o que falar no vídeo currículo é muito importante.

O vídeo é um recurso interessante porque permite que os recrutadores conheçam mais dos candidatos do que um arquivo escrito consegue revelar. Poder assistir aos aspirantes às vagas falando permite que se analise a desenvoltura e confiança.

Pode ser um forte acréscimo à sua candidatura e ajudá-lo a se diferenciar melhor dos demais candidatos, por meio de sua personalidade e criatividade. Saiba mais sobre o que é um vídeo currículo e como criar um que seja eficaz e envolvente, sabendo o que falar no vídeo currículo.

O que é um vídeo currículo?

Um vídeo currículo é um pequeno vídeo para você se apresentar ao gerente de contratação ou recrutador. Você pode usar o vídeo currículo para destacar uma habilidade ou experiência e mostrar que se encaixa perfeitamente no cargo. Também permite que você mostre como sua criatividade e personalidade combinam com a cultura da empresa. Um vídeo currículo eficaz tem entre 30 segundos a dois minutos de duração.

Um vídeo currículo fornece uma visão muito mais profunda sobre você. Os gerentes de contratação agendam geralmente entrevistas com candidatos em potencial para ter uma ideia de suas personalidades, falando com eles pessoalmente ou por videochamada em entrevistas remotas.

Ao fazer um vídeo currículo, e sabendo o que falar no vídeo currículo, você dá uma ideia de quem você é e de como se comunica. Um vídeo currículo torna você memorável. Além de se diferenciar das centenas de outros candidatos, você pode usar um vídeo currículo para mostrar suas habilidades baseadas no desempenho.

Essa é uma tendência que vem se fortalecendo porque está se dando cada vez mais importância para habilidades que não costumam vir descritas no currículo tradicional. Afinal, nesse documento, as pessoas incluem apenas sua formação e experiência profissional.

Mesmo que se descreva habilidades no currículo, como boa comunicação, por exemplo, é apenas na entrevista que isso poderá ser comprovado. Já com o vídeo, fica mais fácil avaliar a forma como o candidato se comunica, sua postura, a segurança ao falar da sua trajetória, entre outros pontos. Ainda mais quando se sabe melhor o que falar no vídeo currículo.

O que falar no vídeo currículo?

Assim como um currículo em papel, é necessário saber o que falar no vídeo currículo. E você precisa cobrir o essencial:

– Educação;
– Experiência;
– Interesses.

E, acima de tudo, ao saber o que falar no vídeo currículo, certifique-se de responder a uma simples pergunta: por que o empregador deveria contratá-lo?

1. Escreva um roteiro

Não improvise. Isto lhe dará tempo para aperfeiçoar o que você quer dizer e frasear tudo da melhor maneira.

2. Torne-o relevante

Assim como um currículo em papel, seu currículo em vídeo deve ser específico para a função para a qual você está se candidatando. Um vídeo genérico dificilmente impressionará empregadores potenciais.

3. Mantenha-o curto

Os recrutadores são pessoas ocupadas. Eles têm muitos currículos a serem aprovados e querem conseguir fazê-lo o mais rápido possível.

4. Seja criativo

Infelizmente, um vídeo por si só não vai fazer você se destacar. Toneladas de pessoas estão fazendo currículos em vídeo agora, então você precisa fazer valer a pena assistir ao seu.

5. Torne-o profissional

Felizmente, a maioria dos smartphones de hoje em dia conseguem filmar em HD. É bom filmá-lo (ou animá-lo) você mesmo, mas certifique-se de que a iluminação, o enquadramento e a edição sejam semelhantes aos de um vídeo feito por um profissional.

6. Coletar feedback

Antes de enviar seu currículo em vídeo aos empregadores, peça a sua família e amigos que o critiquem. É sempre melhor obter feedback dos outros porque eles podem detectar um erro que você perdeu, ou podem até sugerir uma ideia fantástica que não lhe ocorreu.

Além disso, para saber o que falar no vídeo currículo, outras dicas também são importantes:

Concentre-se em uma experiência ou habilidade específica

Como seu vídeo currículo será muito curto, a dica mais importante para saber o que falar no vídeo currículo é: é mais eficaz escolher um único tópico para enfocar.

Você pode falar sobre um projeto específico em que se saiu muito bem ou demonstrar uma habilidade específica, como programar um site.

Discuta um elemento que não está em seu currículo

Se houver algum elemento que você deixou de lado em seu currículo, como uma experiência de voluntariado ou habilidade específica, considere demonstrá-lo em seu vídeo. Esse é um ponto a saber sobre o que falar no vídeo currículo.

Você pode considerar falar sobre um hobby ou interesse. Certifique-se de mostrar como seu interesse está relacionado ao cargo, empresa ou setor para o qual você está se candidatando ou como as habilidades que você aprendeu com seu hobby o ajudam a se destacar no trabalho.

Vista-se profissionalmente

Considere se vestir como se fosse para uma entrevista. Use roupas elegantes e adequadas ao local de trabalho, como roupas casuais de negócios.

Você pode até considerar usar o traje que usaria durante o trabalho. Tente usar cores que complementem o plano de fundo ou o ambiente em que seu vídeo acontece para garantir que você e sua fala permaneçam no foco do vídeo.

Reveja as diretrizes do empregador

Se um empregador solicitar um vídeo currículo, certifique-se de seguir todas as instruções fornecidas sobre o conteúdo, duração, edição ou envio.

Garanta que todas as expectativas tenham sido atendidas em seu vídeo.

Relevância do vídeo currículo para recrutadores e candidatos

Os vídeo currículos estão ganhando imensa popularidade entre os recrutadores, equipes de aquisição de talentos e, o mais importante, entre os candidatos. E, por isso, é muito importante saber o que falar no vídeo currículo.

Para que qualquer nova mudança ganhe popularidade, ela deve ser amplamente adotada. Isso é exatamente o que está acontecendo na era atual de entrevistas remotas e integração de novos funcionários.

Essa modalidade de currículo agora está sendo preferida por empresas de vários tamanhos, pois facilita entender o perfil do candidato ao invés de currículos em texto.

O vídeo currículo também atua como um argumento de venda para os candidatos apresentarem seu perfil e provar seu valor.

 

Fonte: https://zety.com/br/blog/video-curriculo