Pular para o conteúdo

Placa de vídeo para 4k: veja algumas opções

placa de vídeo para 4k

Se você usa o PC para jogos, edição de vídeos ou modelagem 3D, hoje traremos uma lista com os melhores modelos de placa de vídeo para 4k que valem a pena comprar.

Este é um hardware que melhora muito a experiência gráfica, sobretudo. Sendo assim, é essencial para quem trabalha com atividades que necessitam de gráficos e para quem gosta de games modernos. Apesar disso, independentemente das suas necessidades, um bom processamento gráfico pode te proporcionar inúmeros benefícios.

Mas para escolher o produto certo, você precisa ficar de olho nas características mais relevantes desses itens. Então, elaboramos um guia de compras completo falando sobre essas especificações que vai te mostrar também quais são as melhores placas de vídeo que encontramos no mercado.

Tudo sobre placa de vídeo para 4k e seus modelos

Garantir um computador capaz de rodar seus jogos favoritos com a melhor qualidade é um grande malabarismo, afinal, você precisa ter diferentes tipos de peças e ainda fazer com que tudo caíba no orçamento. E é claro que entre vários componentes é importante dar atenção às placas de vídeo, e principalmente uma placa de vídeo para 4k. O preço das GPUs dedicadas em 2022 está mais baixo do que os preços impraticáveis do ano anterior, facilitando escolher as melhores placas de vídeo para comprar.

Veja abaixo alguns modelos de placa de vídeo para 4k e escolha a sua!

GeForce RTX 4090

A GeForce RTX 4090 é uma placa de vídeo para 4k produzida do silício “AD102” de 4 nm, o maioral desta geração. Além disso, ela tem um aumento de 56% nos núcleos CUDA, além de um acréscimo de 46% no clock boost.

A placa apresenta uma nova geração de hardware gráfico, garantindo um desempenho muito veloz nos jogos, deixando o traçado de raios em tempo real. A NVIDIA Geforce RTX 4090 “Ada Lovelace”, é “Ada”, por homenagem à Ada Lovelace, tida como a primeira programadora de computador.

A arquitetura gráfica dessa placa de vídeo para 4k expõe a tecnologia com rastreamento de raios em tempo real conhecida como RTX de 3ª geração, combinando gráficos clássicos com alguns elementos de rastreamento de raios com tempo real que dinamizam muito o realismo visual. A Ada possibilita que desenvolvedores e artistas visuais de jogos adicionem mais efeitos ray traced em seus jogos e coloca um hardware novo de função fixa, visando renderizá-los.

GeForce RTX 3060 Ti

Com um ótimo custo-benefício, a GeForce RTX 3060 Ti é uma placa de vídeo para 4k que tem presença garantida na lista das melhores placas de vídeo. De fato, não houve grandes mudanças em comparação à RTX 3070. A RTX 3060 Ti e a 3070 utilizam a mesma GPU GA104, porém a 3060 Ti dispõe de uma quantidade menor de unidades funcionais habilitadas.

É possível obter os mesmos 8GB de memória GDDR6, e clock de 14GB/s. Já o núcleo da GPU possui 38 SMs ativados, e em comparação aos 46 SMs na 3070, deixam a 3060 Ti 17% mais lenta, em teoria. Já as velocidades do clock influenciam, pois o boost clock na RTX 3060 Ti é 3,5% menor, fazendo com que, de modo geral, a diferença de desempenho seja em torno de 20%, e porém, é um pouco menor que isso.

Nvidia GeForce RTX 2060 Super

Com um valor bem acessível e entre as melhores placas de vídeo, a Nvidia GeForce RTX 2060 Super é uma placa de vídeo para 4k que é uma ótima escolha. Dispõe da mesma arquitetura Turing do seu antecessor, porém, acrescentada de diversas melhorias, principalmente em relação ao núcleo e VRAM.

Ela tem 2.176 núcleos CUDA, comparada com os 1.920 presentes na RTX 2060. Possuem clock mais alto, e um boost clock de 1.650 MHz, melhorias que explicam o aumento para 7,2 TFLOPs na potência bruta. A placa gráfica tem mais núcleos RT, sendo até 34 de 30, por isso, a RTX 2060 Super pode fornecer 6 Giga Rays/s em desempenho de rastreamento de raios.

A Nvidia GeForce RTX 2060 Super é uma placa de vídeo para 4k dispõe de 8GB de GDDR6 VRAM, ou seja, acima dos 6GB do modelo original, o que torna a placa de vídeo interessante para jogos em 1440p. Porém, ocorreu um aumento do consumo de energia, com o cartão Turing consumindo 175 Watts. Por seu bom desempenho e especificações, ela é perfeita para jogos em 1440p e com rastreamento de raios ativado.

Nvidia GeForce GTX 1650 OC

Com um ótimo valor de entrada, a Nvidia GeForce GTX 1650 OC também está entre as melhores placa de vídeo para 4k. Ela dispõe de memória de 4GB GDDR5, com 1710 MHz (tendo cartão de referência de 1665 MHz).

Seu sistema de resfriamento WINDFORCE 2X tem duas ventoinhas que possuem lâminas exclusivas de 80 mm, com rotação alternada e 3D Active Fan, que proporcionam uma satisfatória dissipação de calor. Com a tecnologia “Alternate Spinning”, patenteada pela GIGABYTE, é a solução adequada para solucionar o turbulento fluxo de ar das ventoinhas adjacentes.

Isso porque as ventoinhas dessa placa de vídeo para 4k giram na mesma direção, o direcionamento do fluxo de ar é oposto entre elas, causando um fluxo de ar turbulento que reduz a eficiência da dissipação de calor. Assim, a GIGABYTE desenvolveu o giro das ventoinhas adjacentes na direção contrária, proporcionando que a direção do fluxo de ar seja a mesma, o que impede a pressão do fluxo de ar.

Ponto importante é que o Choke de metal retém energia por mais tempo que os comuns de núcleo de ferro em alta frequência, precisamente a interferência EMI e a perda de energia do núcleo. Por fim, os capacitores sólidos Lower ESR afirmam uma ótima condutividade eletrônica para um bom desempenho do sistema e uma maior vida útil.

Com a interface intuitiva de ponta, é possível que você ajuste a velocidade do clock, desempenho da ventoinha, tensão e limite de energia em tempo real, conforme os requisitos presentes no jogo.

AMD XFX Radeon RX 6600

Com uma ótima performance, a AMD XFX Radeon RX 6600 compõe a lista das melhores placa de vídeo para 4k. Ela foi a primeira a utilizar a GPU Navi 23. Atualmente, a AMD continua com a primeira placa série RX 6000 com um valor bem acessível para um modelo com um boost clock oficial de 2.491 MHz.

Um ponto importante é que o software Radeon da AMD refere um clock de aumento máximo de 2704 MHz, porém o que o software expõe e o que as especificações oficiais comentam usualmente não correspondem, jeitos diferentes de relatar o aumento. Com um design compacto, a XFX RX 6600 SWFT tem classificação TDP de 132W. A placa de vídeo possui slot duplo, medindo 243 x 114 x 39 mm e pesando 615 gramas, muito leve se comparada com outras placas gráficas.