Videoconferência: como funciona?

videoconferencia como funciona

Com o distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19, as reuniões online se tornaram ainda mais frequentes na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Essas reuniões por meio de ferramentas como Zoom, Google Meet, Teams, etc, ganham o nome de videoconferência e funcionam de forma única.

Para além da popularização, a obrigatoriedade das reuniões remotas transformou o mercado de trabalho de forma geral. Antes, uma entrevista de emprego, por exemplo, era estritamente presencial. Hoje em dia, muitas contratações são digitais em todos os processos. Reuniões de escritório passaram a ser videoconferências e levaram um novo olhar para esse tema.

Nesse sentido, trouxemos neste artigo algumas informações sobre a videoconferência, como, por exemplo, como ela funciona e quais são as boas maneiras para adotar durante as reuniões. Acompanhe a leitura até o final e fique por dentro!

Como funciona a videoconferência?

A videoconferência consiste nas já consolidadas chamadas de vídeo, reuniões virtuais ou salas virtuais. Há mais tempo, elas eram para casos mais específicos, como contato internacional. No contexto em que vivemos, a videoconferência já se consolidou como uma forma de otimizar o tempo de deslocamento e o conforto dos envolvidos.

Para fazer uma videoconferência é necessário uma internet de boa qualidade, uma vez que a câmera e o áudio consomem mais dados. Além da internet, recursos como memória e armazenamento são importantes, uma vez que eles facilitam a gravação da reunião, a qual poderá ser revisitada posteriormente.

É recomendado a compra de webcam ou microfone profissional para usuários que fazem videoconferência constantemente. Dessa forma, tanto a qualidade do vídeo da chamada quanto o áudio serão mais nítidos, claros e terão menor possibilidade de falhas durante os minutos de reunião.

videoconferencia como funciona

Dicas para participar de uma videoconferência

Se você ainda não está habituado com uma videoconferência, é importante saber como agir neste momento. Depois de saber como funciona uma videoconferência, separamos abaixo algumas dicas para você seguir antes e durante a sua chamada, evitando imprevistos ou ruídos de comunicação:

Confira a qualidade da sua internet

Como citamos anteriormente, uma chamada de vídeo com áudio ligado consome bastante dados, o que exige uma internet de boa qualidade. Portanto analise a conexão antes de ingressar em uma chamada de vídeo, dessa forma você evita travamentos, desconexões ou perda de sinal em momentos importantes.

Cheque dispositivos de áudio e câmera

Em algumas videoconferências serão necessários áudio e câmera. Seja para opinar, perguntar, explicar, participar ou apenas confirmar, o áudio é indispensável. Se você foi convidado ou está promovendo uma chamada de vídeo, é importante que você participe nem que seja por voz. Para isso, confirme se há um microfone ativo em seu dispositivo.

Em alguns casos mais específicos,a câmera também é indispensável. Se for uma entrevista de emprego, por exemplo, é preferível que sua câmera esteja ligada e em uma qualidade em que seja nítida a imagem do seu rosto até o tronco. Dessa forma, as pessoas podem se comunicar de forma mais clara e entender melhor expressões, etc.

Esteja em um local silencioso

Um fator que deu o que falar nas redes sociais durante a pandemia foram as videoconferências com ruídos no fundo. Barulhos, sons, vozes e até música podem atrapalhar a comunicação por meio da videoconferência, portanto, evite. Assim a comunicação será mais eficaz e passará a mensagem da forma devida.

Cuidado com o fundo

Quando a sua câmera está ligada, é importante tomar todos os cuidados possíveis para que não ocorra distrações nas pessoas que estão participando da videoconferência. Dessa forma, evita lugares onde as pessoas podem passar. Além disso, organize o espaço em sua volta ou, se possível, faça uso dos recursos gráficos para fundos disponíveis nas plataformas.

Ainda que algumas pessoas tenham resistência quanto ao uso das videoconferências, é inegável a sua influência sobre a comunicação. O importante é saber quando é o melhor momento para fazer um bom uso desse recurso, o qual facilita a vida de milhares de pessoas pelo mundo todo. E você? O que pensa desses modelos de conferência?