Videoconferência: vantagens e desvantagens

Videoconferencia vantagens e desvantagens

Quando se trata de avanços tecnológicos e os impactos da Covid-19, é impossível não lembrarmos, automaticamente, do crescimento exponencial das videoconferências. Uma vez que o contato físico e presencial ficou cada vez mais limitado durante o distanciamento, as chamadas de vídeo ganharam espaço e se mantém até os dias atuais.

Embora muitas pessoas tenham optado por modelos de trabalho remoto, por exemplo, foram levantadas algumas pautas que discutem as vantagens e desvantagens da videoconferência. Dentre esses prós e contras, é possível compilar alguns dos mais relevantes, os quais separamos abaixo.

Acompanhe a leitura até o final e entenda mais de perto quais são os pontos positivos e negativos de fazer uma videoconferência. Dessa forma, você organiza qual o melhor modelo de comunicação para você e para o seu contexto, podendo interferir nas dinâmicas de grupo com trabalhos, estudos, etc. Confira!

Vantagens da videoconferência

As vantagens da videoconferência são inúmeras, e podem abranger áreas que vão desde a otimização do tempo ao lucro de um negócio. Se tornando, dessa forma, uma boa ideia para quem trabalha com gestão de times e equipes. Sabendo disso, separamos abaixo algumas dessas vantagens:

Economia de tempo

Por se tratar de uma reunião feita por meio de dispositivos móveis, é possível que todas as partes envolvidas na videoconferência marquem presença de suas casas. Basta que todos compartilhem da mesma sala e pronto. Em muitos casos, essa tecnologia evita que os participantes enfrentem trânsito, gastem com passagem ou percam tempo nesse processo.

Praticidade nos assuntos

Com o contato feito 100% digital e em uma sala virtual, as informações tendem a ser passadas de formas mais assertivas e práticas, uma vez que nos escritórios físicos há mais chance de assuntos paralelos aparecerem. Presencialmente, os participantes tendem a levar outros temas, os quais podem divergir do foco principal da videoconferência.

Economia com infraestrutura

Uma das principais vantagens das chamadas de vídeo, se não a principal, é a economia com infraestrutura para realizar as reuniões. Um escritório depende de gastos com mesas, cadeiras, luz, água, ar condicionado, comida e bebida, transporte de colaboradores, etc. Dessa forma, a reunião feita de casa poupa todos esses gastos citados e outros mais.

Desvantagens da videoconferência

Assim como vantagens, as chamadas de vídeo também apresentam algumas desvantagens, muitas das quais puderam ser entendidas depois que o distanciamento social passou a ser obrigatório. Portanto, baseado em relatos pré e pós pandemia, separamos agora as desvantagens da videoconferência:

Ruído de comunicação

Muitos recados, informações importantes, novidades, etc, podem passar despercebidos em uma videoconferência. Isso porque, seja pela internet lenta, por uma distração ou problemas no computador / celular, as chamadas de vídeo não substituem o valor do contato físico, ou cara a cara, como chamamos popularmente.

Foco mais difundido

Participar de uma reunião de casa é confortável e evita deslocamentos e gastos desnecessários. Em contrapartida, o contexto residêncial é cheio de distrações. Um filho chorando, uma mãe pedindo favores, um pet com fome ou um vizinho barulhento são sempre motivos que nos levam a perder o foco e concentrarmos no contexto em que estamos.

Menos sociabilização

Por fim, mas longe de ser menos importante, podemos citar a sociabilização como um ponto negativo das chamadas de vídeo. Muitas equipes se dão muito bem, e isso pode ajudar as reuniões a serem mais produtivas. Portanto, rir das mesmas coisas presencialmente, ir a um bar, etc, é tão benéfico quanto a total absorção do conteúdo da videoconferência.

Videoconferencia vantagens e desvantagens

E você? O que pensa das videoconferências? Seja por meio das vantagens ou desvantagens, o importante é comunicar seus colaboradores sobre a sua preferência e métodos de aprendizado. Dessa forma, é mais propício a encontrar um meio termo benéfico para todos envolvidos.